Problematizar e planejar estratégias para a promoção da qualidade de vida das pessoas. Estudar o ser humano e suas especificidades: mente, comportamento, desejos e subjetividades. Estas são apenas algumas das capacidades do psicólogo formado na Setrem. Seu fazer implica preocupações políticas e éticas, colocando-se a favor das transformações e do compromisso social.
O curso segue quatro linhas teóricas: social, cognitivo comportamental, psicodrama e psicanálise; e atua nas ênfases de clínica ampliada e promoção da saúde.
Semestre | Disciplina | C.H. | C.H. PAE |
---|---|---|---|
1 1 1 1 1 1 1 1 |
Processos Psicológicos Básicos Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos da Psicologia Processos Grupais Fundamentos da Ciência Social, Sociologia e Antropologia Produção e Interpretação de Textos Acadêmicos Psicologia Experimental e Comportamental Projeto Acadêmico de Extensão em Psicologia Experimental e Comportamental Projeto Acadêmico de Extensão em Processos Grupais |
25 25 50 50 50 50 – – |
– – – – – – 25 50 |
2 2 2 2 2 2 2 2 2 |
Psicologia Ciência e Profissão Psicologia e Saúde Teoria Psicanalítica I Optativa I Ética Profissional Metodologia da Pesquisa Projeto Acadêmico de Extensão em Psicologia, Ciência e Profissão Projeto Acadêmico de Extensão em Psicologia e Saúde Projeto Acadêmico de Extensão em Ética Profissional |
25 25 50 50 50 50 – – – |
– – – – – – 25 25 25 |
3 3 3 3 3 3 3 3 3 |
Infância Desenvolvimento e Cultura Neuroanatomia e Fisiologia Epidemiologia e Vigilância em Saúde Epistemologia do SUS Farmacologia Psicologia e Políticas Públicas Estágio B I – Seminário Teórico Prático Projeto Acadêmico de Extensão em Infância, Desenvolvimento e Cultura Projeto Acadêmico de Extensão em Psicologia e Políticas Públicas |
50 50 25 25 50 25 75 – – |
– – – – – – – 50 25 |
4 4 4 4 4 4 4 |
Adolescência, Desenvolvimento e Cultura Aprendizagem e Contexto Cultural Psicologia escolar Teoria Psicodramática Psicopatologia Fundamentos Teóricos da Terapia Cognitivo Comportamental Estágio Básico II |
50 25 25 50 50 50 125 |
– – – – – – – |
5 5 5 5 5 5 |
Adultez e Envelhecimento Humano Psicologia nas Organizações Psicologia Clínica Psicologia Social Teoria Psicanalítica II Estágio Básico III |
50 50 50 50 50 125 |
– – – – – – |
6 6 6 6 6 6 6 6 |
Psicoterapia Psicanalítica Psicoterapia Psicodramática Optativa II Psicodiagnóstico Neuropsicologia Transtornos do desenvolvimento Projeto Acadêmico de Extensão em Neuropsicologia Projeto Acadêmico de Extensão em Psicoterapia Psicodramática |
25 25 50 50 50 50 – – |
– – – – – – 40 35 |
7 7 7 7 7 7 7 |
Psicoterapia Cognitivo Comportamental Psicoterapia Sistêmica Psicologia Social-Projetos Técnica de Avaliação I Psicoterapia em situação de perda e luto Formação Específica- Ênfase Estágio Específico I |
50 25 25 50 50 50 150 |
– – – – – – – |
8 8 8 8 8 |
Formação específica – Ênfase Bioética e Direitos Humanos Técnicas de Avaliação II Trabalho de Conclusão de Curso I Estágio Específico II |
50 50 50 125 150 |
– – – – – |
9 9 9 9 9 9 9 |
Avaliação Neuropsicológica Formação específica Psicologia, deficiência e inclusão Trabalho de Conclusão de Curso II Psicologia Institucional Estágio Específico III Projeto Acadêmico de Extensão em Estágio Específico III |
50 50 50 75 50 150 – |
– – – – – – 60 |
10 10 10 10 |
Formação específica Trabalho de Conclusão de Curso III Estágio Específico IV Projeto Acadêmico de Extensão em Estágio Específico IV |
50 200 150 – |
– – – 40 |
Eletivas |
– |
– |
– |
A.C.G. | Atividades Complementares de Graduação | 100 |
– |
Carga horária total do curso | 4.000 |
---|
Disciplinas | Mensalidade* |
7 disciplinas | R$ 1.997,88 |
*para pagamentos até o dia 1º de cada mês, há um desconto de 7%; para pagamentos no dia 5 de cada mês, o desconto é de 5%
Aline Cristina Riffel – Mestra
Aline Antonia Perkoski – Especialista
Fernanda Aparecida Szareski Pezzi – Mestra
Franciéli Bronstrup
Gabriela de Lima – Mestra
Gabriele Catyana Krause Milaneze – Doutora
Lao Tse Maria Bertoldo – Doutora
Lissandra Baggio – Mestra
Luthiane Pisoni Godoy – Mestra
Maiara Perini Bastos – Especialista
Pâmela Vione Morin – Mestra
Rejane La Bella Flach – Mestra
Rosimeri de Moura Stürmer – Especialista
Silvana Ceolin – Doutora
Vanessa Sallapata – Especialista
Vera Beatriz Pinto Zimmermann Weber – Mestra
Objetivos do Curso
O curso de Psicologia da Setrem visa propiciar ao acadêmico o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades gerais para:
Ênfases do curso
O curso de graduação em Psicologia tem como meta central a formação do Psicólogo voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia, e deve assegurar uma formação baseada nos seguintes princípios e compromissos:
a) Construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia;
b) Compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;
c) Reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para a compreensão do ser humano e incentivo à interlocução com campos do conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico;
d) Compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;
e) Atuação em diferentes contextos considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;
f) Respeito à ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia;
g) Aprimoramento e capacitação contínuos. (conforme Resolução nº 8 de 7 de maio de 2004 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Psicologia, MEC, 2004).
Fundamentos Gerais
A profissão de psicólogo foi regulamentada pela Lei n 4.119, de 27 de agosto de 1962, e, em 20 de dezembro de 1971, a Lei 5.766 cria o Conselho Federal de Psicologia. Como ciência e área de atuação, desde então, tem passado por mudanças que a colocam diante de novas possibilidades de construção de conhecimento. São novas subáreas, problemáticas e paradigmas que convocam os profissionais da psicologia a uma incessante reinvenção de suas práticas e referenciais teóricos, resguardando a dimensão política e ética.
Entendendo este contexto, a Faculdade Três de Maio, procura desenvolver uma proposta pedagógica que integre as diferentes áreas do conhecimento em seu currículo e estágios. Podemos dizer que a interdisciplinaridade, na construção de conhecimento, atravessa transversalmente o currículo, em componentes curriculares específicos e práticas integrativas com áreas afins. O objetivo é preparar o egresso para a pluralidade da vida e para a coletividade, com princípios de autonomia e corresponsabilidade. Sob uma perspectiva generalista de formação o Curso de Psicologia, com habilitação em Formação Psicólogo, além de oferecer atividades acadêmicas que contemplam competência, habilidades e conhecimentos básicos necessários para o exercício profissional , núcleo comum, propõe as seguintes ênfases:
A proposta é preparar o egresso para a permanente construção de sua ciência, investindo em uma postura investigativa, crítica e transformadora do social.
Psicologia e Promoção de Saúde
A Ênfase em Psicologia e Promoção de Saúde do curso de Psicologia da Setrem propõem a inserção do aluno em diferentes contextos sociais e institucionais no intuito de instigar a promoção de saúde em caráter individual e coletivo. Visa proporcionar a ampliação do conceito de saúde, seguindo o previsto na Lei 8080/90, ao contemplar saúde como resultado de fatores determinantes e condicionantes que influenciarão nas condições de vida da população. Desta forma, pensar a constituição de espaços de saúde implica necessariamente pautar estratégias de promoção de saúde em que estejam contempladas: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais. Neste intuito, esta ênfase consiste na concentração de competências que garantam o desenvolvimento de ações que venham a promover a saúde e a qualidade de vida em diferentes contextos, de modo a beneficiar a indivíduos, grupos, instituições e comunidades. Sendo assim, procura estabelecer estratégias de proteção e promoção a saúde a diferentes contextos trabalhando a partir das demandadas apresentadas nestes locais. Destacam-se o desenvolvimento da capacidade de planejamento, execução e avaliações de intervenções apoiadas, de forma crítica, em teorias e técnicas psicológicas, que visem a superação de problemas e dificuldades que comprometam a saúde.
Assim, trabalhará a partir das seguintes competências e habilidades, referentes a formação:
Psicologia e Clinica Ampliada
A Ênfase em Psicologia e Clínica Ampliada do curso de Psicologia da Setrem propõem a ampliação da prática Clínica. Embasada, na Política Nacional de Humanização e em seus princípios norteadores, inspira-se no conceito de clínica ampliada, para pontuar a importância de equilibrar o combate à doença com a produção de vida, o compromisso com o sujeito e seu coletivo, além de reforçar a importância da autonomia e do protagonismo dos sujeitos. Aponta para a perspectiva da atenção integral e do trabalho junto a diferentes áreas do conhecimento. Propõem ao aluno o estudo e apropriação de distintas abordagens e intervenções, a partir de diferentes correntes teóricas que envolvem a formação em Psicologia, oferecidas ao longo do curso. O desenvolvimento das atividades desta ênfase se darão em distintos espaços, como Serviço Clínica-Escola de Psicologia da Setrem, Unidade Básica de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial, Hospitais, entre outros contextos clínicos.
Esta ênfase envolve a concentração e o desenvolvimento de competências para atuar, de forma ética e coerente, a partir de referenciais teóricos, valendo-se de processos psicodiagnósticos, de aconselhamento, psicoterapia e demais estratégias clínicas, frente a questões e demandas de ordem psicológica apresentadas por indivíduos e/ou grupos em distintos contextos.
As competências e habilidades desenvolvidas nesta ênfase são:
Agricultoras em Ação é um projeto da Sociedade Educacional Três de Maio – Setrem, desenvolvido pelos docentes e discentes dos cursos de Psicologia, Agronomia, Enfermagem, Direito e Técnico em Comunicação Visual. Tem por objetivo despertar o empoderamento da mulher agricultora e a valorização de seu papel social. Para sua execução, conta com a parceria de instituições da comunidade, tais como cooperativas, sindicatos, dentre outras.
A idealização do projeto nasceu no Núcleo de Projetos Psicossociais à Comunidade do Serviço Escola de Psicologia – SERCEPS; sob a orientação da psicóloga prof. Lissandra Baggio.
A Revista Práxis Psi (ISSN 2318-0560) é um periódico eletrônico, editado e publicado pelo curso de Psicologia da Faculdade Setrem.
Tem como principal objetivo a divulgação da produção acadêmica, científica e boas práticas internas e de extensão, dos discentes e docentes da Setrem; a disseminação dos resultados inéditos de pesquisas em Psicologia e áreas afins, realizadas no Brasil e no exterior, pautadas nos estudos da subjetividade.
O curso de Psicologia da Faculdade Setrem aborda quatro linhas teóricas: psicanálise, cognitivo comportamental, social e psicodramática.
Venha estudar em uma Faculdade que oferece uma formação com foco no conhecimento e na experiência, metodologias modernas, projeto pedagógico moderno e atualizado, professores especializados e com experiência prática, conectando teorias com as realidades locais, regionais e globais.