Faculdade de

Psicologia

O potencial humano pode transformar o futuro

Problematizar e planejar estratégias para a promoção da qualidade de vida das pessoas. Estudar o ser humano e suas especificidades: mente, comportamento, desejos e subjetividades. Estas são apenas algumas das capacidades do psicólogo formado na Setrem. Seu fazer implica preocupações políticas e éticas, colocando-se a favor das transformações e do compromisso social.

O curso segue quatro linhas teóricas: social, cognitivo comportamental, psicodrama e psicanálise; e atua nas ênfases de clínica ampliada e promoção da saúde.

Bacharelado

Noturno

5 anos

Informações de contato

Coordenadora:
Lissandra Baggio


Av. Santa Rosa, 2405
Prédio 1 – Campus Setrem 

55 3535-4600
psicologia@setrem.com.br

 

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Organização Curricular

  Semestre       Disciplina       C.H.       C.H. PAE   

1

1

1

1

1

1

1

1

Processos Psicológicos Básicos

Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos da Psicologia

Processos Grupais

Fundamentos da Ciência Social, Sociologia e Antropologia

Produção e Interpretação de Textos Acadêmicos

Psicologia Experimental e Comportamental

Projeto Acadêmico de Extensão em Psicologia Experimental e Comportamental

Projeto Acadêmico de Extensão em Processos Grupais

25

25

50

50

50

50

25

50

2

2

2

2

2

2

2

2

2

Psicologia Ciência e Profissão

Psicologia e Saúde

Teoria Psicanalítica I

Optativa I

Ética Profissional

Metodologia da Pesquisa

Projeto Acadêmico de Extensão em Psicologia, Ciência e Profissão

Projeto Acadêmico de Extensão em Psicologia e Saúde

Projeto Acadêmico de Extensão em Ética Profissional

25

25

50

50

50

50

25

25

25

3

3

3

3

3

3

3

3

3

Infância Desenvolvimento e Cultura

Neuroanatomia e Fisiologia

Epidemiologia e Vigilância em Saúde

Epistemologia do SUS

Farmacologia

Psicologia e Políticas Públicas

Estágio B I – Seminário Teórico Prático

Projeto Acadêmico de Extensão em Infância, Desenvolvimento e Cultura

Projeto Acadêmico de Extensão em Psicologia e Políticas Públicas

50

50

25

25

50

25

75

50

25

4

4

4

4

4

4

4

Adolescência, Desenvolvimento e Cultura

Aprendizagem e Contexto Cultural

Psicologia escolar

Teoria Psicodramática

Psicopatologia

Fundamentos Teóricos da Terapia Cognitivo Comportamental

Estágio Básico II

50

25

25

50

50

50

125

5

5

5

5

5

5

Adultez e Envelhecimento Humano

Psicologia nas Organizações

Psicologia Clínica

Psicologia Social

Teoria Psicanalítica II

Estágio Básico III

50

50

50

50

50

125

6

6

6

6

6

6

6

6

Psicoterapia Psicanalítica

Psicoterapia Psicodramática

Optativa II

Psicodiagnóstico

Neuropsicologia

Transtornos do desenvolvimento

Projeto Acadêmico de Extensão em Neuropsicologia

Projeto Acadêmico de Extensão em Psicoterapia Psicodramática

25

25

50

50

50

50

40

35

7

7

7

7

7

7

7

Psicoterapia Cognitivo Comportamental

Psicoterapia Sistêmica

Psicologia Social-Projetos

Técnica de Avaliação I

Psicoterapia em situação de perda e luto

Formação Específica- Ênfase

Estágio Específico I

50

25

25

50

50

50

150

8

8

8

8

8

Formação específica – Ênfase

Bioética e Direitos Humanos

Técnicas de Avaliação II

Trabalho de Conclusão de Curso I

Estágio Específico II

50

50

50

125

150

9

9

9

9

9

9

9

Avaliação Neuropsicológica

Formação específica

Psicologia, deficiência e inclusão

Trabalho de Conclusão de Curso II

Psicologia Institucional

Estágio Específico III

Projeto Acadêmico de Extensão em Estágio Específico III

50

50

50

75

50

150

60

10

10

10

10

Formação específica

Trabalho de Conclusão de Curso III

Estágio Específico IV

Projeto Acadêmico de Extensão em Estágio Específico IV

50

200

150

40

Eletivas

A.C.G. Atividades Complementares de Graduação 100

Carga horária total do curso 4.000

Mensalidade Ingressantes 2024/1º

Disciplinas Mensalidade*
7 disciplinas R$ 1.997,88 

*para pagamentos até o dia 1º de cada mês, há um desconto de 7%; para pagamentos no dia 5 de cada mês, o desconto é de 5%

Corpo Docente

Adriana Fátima Canova Motter | Doutora

Aline Riffel | Mestra

Aline Wazlawick | Mestra

Douglas Faoro | Mestre

Evandir Bueno Barasuol | Mestra

Fernanda Aparecida Szareski Pezzi | Mestra

Flávia Michelle Pereira Albuquerque | Mestra

Gabriele Catyana Krause | Doutora

Guilherme Cézar Temp Schmidt | Mestre

Juliana Karine Dalla Vechia Trevisan | Mestra

Lao Tse Maria Bertoldo | Doutora

Lidiane Maria Mahler | Mestra

Lissandra Baggio | Mestra

Luthiane Godoy | Mestra

Maiara Perni Bastos | Especialista

Marcia Baiocchi Amaral | Especialista

Marta Lorentz | Mestra

Pâmela Vione Morin | Mestra

Rejane La Bella Flach Cunegatto | Mestra

Rosimere de Moura Sturmer | Especialista

Vanessa Salapata | Especialista

Vera Beatriz Pinto Zimmermann Weber | Mestra

Informações Adicionais

Objetivos do Curso

O curso de Psicologia da Setrem visa propiciar ao acadêmico o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades gerais para:

  • Formar profissionais que não apenas ocupem lugares de atuação já construídos, mas que possam usar de sua formação pra criar novas alternativas de trabalho, atentos às demandas emergentes na sua região de atuação;
  • Fomentar uma formação voltada as ênfases de promoção de saúde e  clinica ampliada, a partir de um trabalho em rede;
  • Preparar profissionais que compreendam o sujeito desde uma perspectiva histórica, considerando a contínua construção social e subjetiva;
  • Investir na produção de conhecimento contínuo, evitando a dissociação entre teoria e prática, integrando-as em suas ações;
  • Incentivar a produção científica, conectando-a às demais produções oriundas na região e em outras localidades;
  • Educar profissionais que possam compreender os fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do país, fundamentais no exercício de uma prática profissional que se preocupe com a transformação social;
  • Desenvolver o respeito à ética nas relações com clientes – pessoas e instituições -, com colegas, com a população em geral ;
  • Fomentar a prática de pesquisa calcada na realidade e interesse locais, observada a dimensão ética na produção e divulgação dos resultados;
  • Habilitar o profissional para diagnosticar e intervir no âmbito das relações de trabalho, com o objetivo de garantir a saúde do trabalhador, considerando a subjetividade como fator determinante;
  • Qualificar discentes para contribuir em outras áreas do conhecimento, no debate multi, interdisciplinar e intersetorial.

Ênfases do curso

O curso de graduação em Psicologia tem como meta central a formação do Psicólogo voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia, e deve assegurar uma formação baseada nos seguintes princípios e compromissos:

a) Construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia;

b) Compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;

c) Reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para a compreensão do ser humano e incentivo à interlocução com campos do conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico;

d) Compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;

e) Atuação em diferentes contextos considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;

f) Respeito à ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia;

g) Aprimoramento e capacitação contínuos. (conforme Resolução nº 8 de 7 de maio de 2004 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Psicologia, MEC, 2004).

Fundamentos Gerais

A profissão de psicólogo foi regulamentada pela Lei n 4.119, de 27 de agosto de 1962, e, em 20 de dezembro de 1971, a Lei 5.766 cria o Conselho Federal de Psicologia. Como ciência e área de atuação, desde então, tem passado por mudanças que a colocam diante de novas possibilidades de construção de conhecimento. São novas subáreas, problemáticas e paradigmas que convocam os profissionais da psicologia a uma incessante reinvenção de suas práticas e referenciais teóricos, resguardando a dimensão política e ética.

Entendendo este contexto, a Faculdade Três de Maio, procura desenvolver uma proposta pedagógica que integre as diferentes áreas do conhecimento em seu currículo e estágios. Podemos dizer que a interdisciplinaridade, na construção de conhecimento, atravessa transversalmente o currículo, em componentes curriculares específicos e práticas integrativas com áreas afins. O objetivo é preparar o egresso para a pluralidade da vida e para a coletividade, com princípios de autonomia e corresponsabilidade. Sob uma perspectiva generalista de formação o Curso de Psicologia, com habilitação em Formação Psicólogo, além de oferecer atividades acadêmicas que contemplam competência, habilidades e conhecimentos básicos necessários para o exercício profissional , núcleo comum, propõe as seguintes ênfases:

  • Psicologia e Promoção de Saúde
  • Psicologia e Clínica Ampliada

A proposta é preparar o egresso para a permanente construção de sua ciência, investindo em uma postura investigativa, crítica e transformadora do social.

Psicologia e Promoção de Saúde

A Ênfase em Psicologia e Promoção de Saúde do curso de Psicologia da Setrem propõem a inserção do aluno em diferentes contextos sociais e institucionais no intuito de instigar a promoção de saúde em caráter individual e coletivo.  Visa proporcionar a ampliação do conceito de saúde, seguindo o previsto na Lei 8080/90, ao contemplar saúde como resultado de fatores determinantes e condicionantes que influenciarão nas condições de vida da população.  Desta forma, pensar a constituição de espaços de saúde implica necessariamente pautar estratégias de promoção de saúde em que estejam contempladas: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais. Neste intuito, esta ênfase consiste na concentração de competências que garantam o desenvolvimento de ações que venham  a promover a saúde e a qualidade de vida em diferentes contextos, de modo a beneficiar a indivíduos, grupos, instituições e comunidades. Sendo assim, procura estabelecer estratégias de proteção e promoção a saúde a diferentes contextos trabalhando a partir das demandadas apresentadas nestes locais. Destacam-se  o desenvolvimento da capacidade de planejamento, execução e avaliações de intervenções apoiadas, de forma crítica, em teorias e técnicas psicológicas, que visem a  superação de problemas e dificuldades que comprometam a saúde.

Assim, trabalhará a partir das seguintes competências e habilidades, referentes  a formação:

  • Atuar junto a diferentes instituições e contextos;
  • Realizar diagnóstico, planejamento e uso de procedimentos e técnicas específicas;
  • Analisar, criticamente, de modo a contribuir com os processos de gestão em diferentes organizações e instituições;
  • Desenvolver atividades voltadas para a qualidade de vida junto aos trabalhadores de diferentes instituições e organizações;
  • Contribuir na prevenção, na promoção, na orientação e na intervenção em situações típicas do desenvolvimento humano e adversidades psicossociais (situações de risco em geral);
  • Levar em conta as dimensões culturais e sociais implicadas em suas intervenções;
  • Realizar ações embasadas em correntes da pesquisa científica em Psicologia;
  • Elaborar e executar projeto de pesquisa científica direcionado a promoção de saúde;
  • Atuar junto aos indivíduos ou grupos na prevenção, orientação e tratamento de questões relacionadas a fases de desenvolvimento, tais como: gestação,infância, adolescência, adultez, envelhecimento e morte;
  • Contribuir na discussão e formulação de políticas públicas;
  • Acompanhar programas de pesquisa, treinamento e desenvolvimento de políticas de saúde mental, participando de sua elaboração, coordenação e implementação para garantir a qualidade da atenção à saúde;
  • Contribuir na produção de conhecimentos aplicáveis aos sistemas locais, integrando ações de saúde mental e saúde coletiva;
  • Realizar práticas de saúde mental na atenção básica, em ambulatórios especializados, nos NAPS (Núcleos de Atenção Psicossocial) e CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e em hospitais gerais;
  • Participar e atuar em conselhos de saúde, comissões e fóruns de políticas públicas;
  • Comprometer-se na construção de redes cooperativas, solidárias e implicadas com a produção de saúde.

Psicologia e Clinica Ampliada

A Ênfase em Psicologia e Clínica Ampliada do curso de Psicologia da Setrem propõem a ampliação da prática Clínica.  Embasada, na Política Nacional de Humanização e em seus princípios norteadores, inspira-se no  conceito de clínica ampliada,  para pontuar a importância de equilibrar o combate à doença com a produção de vida, o compromisso com o sujeito e seu coletivo, além de reforçar a importância da autonomia e do protagonismo dos sujeitos. Aponta para a perspectiva da atenção integral e do trabalho junto a diferentes áreas do conhecimento. Propõem ao  aluno o estudo e apropriação de distintas abordagens e intervenções, a partir de diferentes correntes teóricas que envolvem a formação em Psicologia, oferecidas ao longo do curso. O desenvolvimento das atividades desta ênfase se darão em distintos espaços, como Serviço Clínica-Escola de Psicologia da Setrem, Unidade Básica de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial, Hospitais, entre outros contextos clínicos.

Esta ênfase envolve a concentração e o desenvolvimento de competências para atuar, de forma ética e coerente, a partir de referenciais teóricos, valendo-se de processos psicodiagnósticos, de aconselhamento, psicoterapia e demais  estratégias clínicas, frente a questões e demandas de ordem psicológica apresentadas por indivíduos e/ou grupos em distintos contextos.

As competências e habilidades desenvolvidas nesta ênfase são:

  • Atuar no estudo, diagnóstico e prognóstico em situações de crise;
  • Atuar junto aos transtornos do desenvolvimento ou em quadros psicopatológicos;
  • Realizar diagnóstico psicológico, utilizando-se de entrevistas, instrumentos psicológicos, observação entre outros, bem como, a elaboração de pareceres ou laudos psicológicos e posterior devolução;
  • Desenvolver atendimentos terapêuticos, em diversas modalidades, tais como: acolhimento, psicoterapia individual, de casal, familiar ou em grupo, psicoterapia lúdica, terapia psicomotora, arteterapia, orientação de pais e outros;
  • Atuar junto a equipes multiprofissionais, identificando, compreendendo e atuando sobre fatores emocionais que intervêm na saúde geral do indivíduo;
  • Desenvolver atividades em instituições específicas de saúde mental, como hospitais-dia, unidades psiquiátricas e outros, podendo intervir em quadros psicopatológicos tanto individual como grupalmente, auxiliando no diagnóstico e no plano terapêutico individual proposto em equipe;
  • Atuar junto aos indivíduos ou grupos na prevenção, orientação e tratamento de questões relacionadas a fases de desenvolvimento, tais como: gestação, infância, adolescência, adultez, envelhecimento e morte;
  • Participar de programas de atenção organizando grupos específicos na prevenção de doenças ou no desenvolvimento de formas de lidar com problemas específicos procurando evitar seu agravamento e contribuir ao bem-estar psicológico;
  • Acompanhar programas de pesquisa, treinamento e desenvolvimento de políticas de saúde mental, participando de sua elaboração, coordenação e implementação para garantir a qualidade da atenção à saúde.

Oportunidades de atuação

  • Psicologia Clínica
  • Psicologia Educacional
  • Psicologia Hospitalar
  • Psicologia do Trânsito
  • Psicologia Esportiva
  • Psicologia Jurídica
  • Psicologia Social
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho
  • Psicopedagogia
  • Neuropsicologia

Projeto Agricultoras em Ação

Agricultoras em Ação é um projeto da Sociedade Educacional Três de Maio – Setrem, desenvolvido pelos docentes e discentes dos cursos de Psicologia, Agronomia, Enfermagem, Direito e Técnico em Comunicação Visual. Tem por objetivo despertar o empoderamento da mulher agricultora e a valorização de seu papel social. Para sua execução, conta com a parceria de instituições da comunidade, tais como cooperativas, sindicatos, dentre outras.

A idealização do projeto nasceu no Núcleo de Projetos Psicossociais à Comunidade do Serviço Escola de Psicologia – SERCEPS; sob a orientação da psicóloga prof. Lissandra Baggio. 

Revista Práxis Psi

A Revista Práxis Psi (ISSN 2318-0560) é um periódico eletrônico, editado e publicado pelo curso de Psicologia da Faculdade Setrem.

Tem como principal objetivo a divulgação da produção acadêmica, científica e boas práticas internas e de extensão, dos discentes e docentes da Setrem; a disseminação dos resultados inéditos de pesquisas em Psicologia e áreas afins, realizadas no Brasil e no exterior, pautadas nos estudos da subjetividade.

Estude Psicologia na Setrem

O curso de Psicologia da Faculdade Setrem aborda quatro linhas teóricas: psicanálise, cognitivo comportamental, social e psicodramática.

Venha estudar em uma Faculdade que oferece uma formação com foco no conhecimento e na experiência, metodologias modernas, projeto pedagógico moderno e atualizado, professores especializados e com experiência prática, conectando teorias com as realidades locais, regionais e globais.

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