O pedagogo formado pela Setrem corresponde a um profissional que contempla a diversidade em sua prática pedagógica, respeitando e valorizando as diferenças. É um profissional que ressignifica as formas de atuação profissional, coerentes à educação, à realidade e ao conhecimento contemporâneo. Assume compromisso social com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária.
Semestre | Disciplina | C.H. | C.H. PAE |
---|---|---|---|
1 1 1 1 1 1 1 1 |
Pedagogia: Cenários de Carreira Fundamentos da Pedagogia Leitura e Produção Textual Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Cultura Sociologia Filosofia Projeto Integrador I Projeto Acadêmico de Extensão em Pedagogia: Cenários de Carreira |
50 50 50 50 25 25 50 – |
– – – – – – – 50 |
2 2 2 2 2 2 2 2 |
Didática Geral Psicologia da Educação: Aprendizagem História da Educação Metodologia da Pesquisa Teorias da Psicologia e da Educação Arte e Educação I: Música Projeto Integrador II Projeto Acadêmico de Extensão em História da Educação |
50 50 50 50 25 25 50 – |
– – – – – – – 50 |
3 3 3 3 3 3 3 3 3 |
Didática na Educação Infantil Teorias Educacionais Contemporâneas FM Ensino de Língua Portuguesa I FM Ensino de Matemática I Arte e Educação II: Artes Plásticas Educação e Ludicidade História da Infância Cultura e Currículo Projeto Integrador III (Observatório em Educação Infantil) Projeto Acadêmico de Extensão em Didática na Educação Infantil |
50 25 50 50 25 25 25 50 – |
– – – – – – – – 50 |
4 4 4 4 4 4 4 4 |
Didática no Ensino Fundamental FM Ensino de Língua Portuguesa II FM Ensino de Matemática II Contos Infantis e Literatura na Educação Alfabetização Letramento Estágio Educação Infantil: 0-5 anos Projeto Integrador IV (Observatório em Ensino Fundamental – Séries Iniciais) Projeto Acadêmico de Extensão em Didática no Ensino Fundamental |
50 50 50 25 25 100 50 – |
– – – – – – – 25 |
5 5 5 5 5 5 5 5 |
Educação Inclusiva FM Ensino de História FM Ensino de Geografia FM Ensino de Ciências da Natureza FM Ensino de Educação Física Estágio: Ensino Fundamental – Séries Iniciais Projeto Integrador V Projeto Acadêmico de Extensão Educação Inclusiva |
50 25 25 50 50 100 50 – |
– – – – – – – 25 |
6 6 6 6 6 6 6 6 6 |
Direitos Humanos e Antropologia Expressão Dramática Legislação Educacional Educação, Sexualidade e Gênero Educação Ambiental e Sustentabilidade Ação Psicopedagógica Estágio: Ensino Médio Modalidade Normal Projeto Integrador VI Projeto Acadêmico de Extensão em Legislação Educacional |
25 25 50 25 25 50 100 50 – |
– – – – – – – – 25 |
7 7 7 7 7 7 7 7 |
Processos Avaliativos e Currículo Ética em Educação Gestão e Planejamento em Educação Educação Popular Trabalho de Conclusão de Curso I: Projeto Estágio: Gestão Escolar Projeto Integrador VII Projeto Acadêmico de Extensão em Processos Avaliativos e Currículo |
50 25 50 25 50 100 50 – |
– – – – – – – 50 |
8 8 8 8 8 8 8 |
Trabalho de Conclusão de Curso II: Pesquisa Prática Pedagógica Alternativa Direito da criança e do adolescente Informática e Multimeios na Educação Políticas Educacionais Libras Projeto Acadêmico de Extensão em Prática Pedagógica Alternativa |
150 50 25 50 50 50 – |
– – – – – – 50 |
9 | Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (Estágio Curricular Supervisionado) | – | – |
Eletivas |
– |
– |
– |
A.C.G. | Atividades Complementares de Graduação | 200 |
– |
Carga horária total do curso | 3.200 |
---|
Disciplinas | Mensalidade* |
7 disciplinas | R$ 816,13 |
*para pagamento até o dia 1º de cada mês
Adriana Fátima Canova Motter – Doutora
Andrieli Taís Harn Rodrigues – Mestre
Cléia dos Santos Morais – Doutora
Ernani Luís Gauger – Mestre
Fernanda Borges Heirmerdinger – Especialista
Fernanda Raquel Sartor – Doutora
Guilherme César Temp Schmidt – Mestre
Hedi Maria Luft – Doutora
Jonas Ricardo Feistler Thewes – Especialista
Josiane Fiss Lopes – Especialista
Lidiane Maria Mahler – Mestre
Lissandra Baggio – Mestre
Marilise Ribeiro – Especialista
Marina Zucato – Mestre
Márcia Roseli Muller Baú – Especialista
Neusa Cristina Pereira – Doutora
Renati Fronza Chitolina – Doutora
Roberta Taís Recktenwald – Mestre
Roseli Bianchi – Mestre
Silvia Natália Mello – Mestre
Vanessa Salapata – Especialista
Vera Beatriz Pinto Zimmermann Weber – Mestre
OBJETIVOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO
O egresso do curso de Licenciatura em Pedagogia é um profissional habilitado para atuar na área educacional no que demanda:
O perfil do pedagogo corresponde a um profissional que contempla a diversidade em sua prática pedagógica, demonstrando consciência e respeitando as diferenças. É um profissional que ressignifica as formas de atuação profissional coerentes com o papel atribuído à Educação e ao conhecimento contemporâneo, assumindo seu compromisso social com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária.
A Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Setrem é o único curso presencial na região e tem conceito máximo no Enade.
Venha estudar em uma Faculdade que oferece uma formação com foco no conhecimento e na experiência, metodologias modernas, projeto pedagógico moderno e atualizado, professores especializados e com experiência prática, conectando teorias com as realidades locais, regionais e globais.
Guia de Aplicativos e Plataformas Pedagógicas
Material produzido pelo 8º semestre do curso de Pedagogia da Setrem (2022), na disciplina de Informática e Multimeios na Educação, com o intuito de servir de apoio aos docentes da Educação Básica, para a utilização de aplicativos e plataformas nas práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.
Estes recursos auxiliam no desenvolvimento de habilidades digitais e outras, conforme mencionadas na BNCC. Tais recursos, podem ser utilizadas em tarefas do cotidiano em sala de aula ou fora.
Guia de Aplicativos e Plataformas Pedagógicas
Material produzido pelo 8º semestre do curso de Pedagogia da Setrem (2022), na disciplina de Informática e Multimeios na Educação, com o intuito de servir de apoio aos docentes da Educação Básica, para a utilização de aplicativos e plataformas nas práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.
Estes recursos auxiliam no desenvolvimento de habilidades digitais e outras, conforme mencionadas na BNCC. Tais recursos, podem ser utilizadas em tarefas do cotidiano em sala de aula ou fora.