Conheça mais

Sobre a Setrem

Quem somos

A Sociedade Educacional Três de Maio – Setrem é uma instituição de ensino localizada na cidade de Três de Maio, na região Noroeste do Rio Grande do Sul. Iniciou suas atividades em 1922, pela iniciativa dos primeiros imigrantes alemães que chegaram na região. O objetivo era manter viva a língua materna e a própria cultura.

Em 22 de setembro de 1950, com apoio dos membros da Comunidade Evangélica São Paulo, foi fundada a Mantenedora Setrem, que atualmente possui duas mantidas: o Centro de Ensino Médio, que contempla a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Centro de Idiomas e Ensino Técnico; e a Faculdade Três de Maio, que oferece cursos de Graduação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão.

A Setrem é reconhecida como uma instituição acolhedora, organizada e empreendedora em busca da promoção dos valores humanos, da postura ética e do espírito cristão, integrada à comunidade e comprometida com a qualidade da produção do conhecimento.

Representa o elo entre a família, a escola e a sociedade, estando comprometida em oferecer às crianças, aos adolescentes e aos adultos, educação de qualidade, contextualizada, aberta às transformações sociais, culturais, científicas e tecnológicas, propiciando o desenvolvimento da sociedade local e regional.

Setrem, o conhecimento faz a diferença.

Missão

Promover a sabedoria alicerçado em valores cristãos.

Visão

Ser referência estadual na promoção da sabedoria.

Objetivo geral

Promover qualidade de vida dos envolvidos no processo educativo.

Campus Setrem

Av. Santa Rosa, 2405 - Centro, Três de Maio - RS

Com uma área total de 451 mil m², o Campus é a unidade principal da Setrem e abriga os níveis de Ensino Fundamental, Médio, Técnico, Centro de Idiomas, Graduação, Pós-graduação e Cursos Livres. Disponibiliza aos estudantes mais de 50 espaços de aprendizagem e recreação, compartilhados por todos os níveis de ensino.

   7h30 às 11h50 | 13h30 às 17h45 | 19h às 22h

   55 3535 4600

Unidade São Paulo

R. Tereza Verzeri, 789 - Centro, Três de Maio - RS

Uma estrutura moderna que contempla toda a Educação Infantil (creche e pré-escola), com salas tematizadas, espaços internos e externos para a criança brincar, especialmente preparados para os pequeninos. O foco é o bem-estar da criança em turno integral e parcial.

   7h15 às 12h | 13h05 às 18h

   55 3535 4649

Há 100 anos fazendo a diferença

A Sociedade Educacional Três de Maio – Setrem completou no dia 22 de setembro de 2022 um centenário de história, com expressiva contribuição para o desenvolvimento local e regional. Atualmente atua na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Centro de Idiomas, Cursos Técnicos, Ensino Superior, Pós-graduação e Extensão.

Localizada em Três de Maio, possui duas unidades. Na Unidade São Paulo está instalada a Escola Infantil, com uma das infraestruturas mais modernas de toda a região. No Campus Setrem estão todos os demais níveis e cursos. São aproximadamente mil e setecentos estudantes e mais de 280 professores e colaboradores.

No final do século 19 chegou ao Brasil uma avalanche de imigrantes procedentes dos mais diversos países da Europa. Em 1910 chegam os primeiros colonizadores e aqui fundaram a então colônia Santa Rosa-Buricá, hoje, município de Três de Maio.

Com eles também veio o desejo de oportunizar uma educação de qualidade para seus descendentes. Desta forma, a fim de assegurar-se da manutenção de sua cultura, traziam consigo um pastor que exercia também a função de professor e poderia manter, então, viva a língua materna e a própria cultura.

Em 1918 é constituída a Comunidade Evangélica São Paulo, tendo como premissa a ideia de Martinho Lutero de que, ao lado de cada Igreja, deveria haver uma escola. A partir deste movimento, em 1922, iniciam-se as atividades da Escola da Comunidade (Gemaindeshule), tendo o pastor Germano Kreutler, primeiro pastor residente em Três de Maio, como o primeiro professor.

Em 1º de janeiro de 1923 foi filiada à Serra-Verband (Associação Serrana das Escolas) e foi decidido, em junho daquele ano, desvincular a sua administração da Comunidade e passar esta atribuição a uma diretoria própria.

Em 1931, a tutela da escola foi transferida a recém-fundada Sociedade Escolar Santa Rosa (Deutsch – Brasilianischer Schulverein), continuando as aulas a funcionar na Escola da Comunidade. Com algumas divergências, fizeram com que a Sociedade Escolar Santa Rosa construísse prédio próprio, onde hoje se encontra a agência do Banco do Brasil e a Câmara de Vereadores.

Em janeiro de 1932, a Comunidade reencampou a escola, voltando a mantê-la, dando-lhe o nome de Colégio Centenário. A escola estava indo bem, até que, em 1944, é fechada em razão da 2ª Guerra Mundial. Neste período, a escola ficou fechada por um ano, pois o professor da época havia sido denunciado e preso.

Após este revés, em 15 de fevereiro de 1945, a diretoria da Comunidade resolveu reabri-la, solicitando à Secretaria de Educação um professor e autorização para funcionar com a denominação Escola Sinodal São Paulo.

Em 1950, Três de Maio elege Germano Dockhorn, empresário e um de seus primeiros colonizadores, como deputado federal. Abriu-se, assim, um valiosíssimo canal para trazer recursos federais que possibilitaram a realização de projetos educacionais que revolucionaram o município.

Com a ajuda do deputado federal Germano Dockhorn e a obtenção de auxílios financeiros foi possível ampliar as ações da escola. No mesmo sentido, a diretoria da Comunidade Evangélica São Paulo se mobilizou e desenvolveu novos projetos para atuar em novos cursos.

Em 22 de setembro de 1950 foi então fundada por membros da própria comunidade a Sociedade Escolar Três de Maio – Setrem. Erwino E. Mensh assume como seu primeiro presidente. Em julho de 1952, a Setrem assume juridicamente a manutenção da Escola Sinodal São Paulo, que passa a denominar-se Instituto Educacional São Paulo. A primeira professora registrada na Setrem foi Brunilda Tesche Matzembacher, e o segundo, o professor Olimpio Deon. A Escola era mantida através do pagamento de mensalidades e doações. Para complementar a receita eram realizadas festas. Era uma época difícil. Havia cerca de 120 alunos matriculados, dois professores e a 1ª e 2ª séries funcionavam na mesma sala de aula. Posteriormente a direção da Escola ficou a cargo do Professor Florêncio Berger.

Já em 10 de maio de 1954, a denominação Setrem passa para Sociedade Educacional Três de Maio, mantendo, porém, a sigla. Na mesma data, a Setrem assume, além do curso primário, a responsabilidade pela organização, construção, manutenção e funcionamento da Escola Normal Rural Presidente Getúlio Vargas, cujo objetivo era preparar professores para o meio rural e contribuir para a transformação das comunidades.

Em março de 1957, em instalações ainda precárias, a nova Escola recebe seus primeiros alunos para o curso Pré-Normal. O movimento estudantil é efervescente e, em 1958, o Grêmio Estudantil Duque de Caxias – GEDUC é fundado e Oterno Hatje é eleito seu presidente. Atualmente, o Grêmio Estudantil Setrem – GESE busca desenvolver lideranças que sejam protagonistas neste mundo repleto de desafios.

Desde o princípio, a Setrem e a Comunidade Evangélica São Paulo mantinham as escolas com o único propósito de proporcionar educação à juventude desde o pré-primário e, se possível, até o ensino superior. Com a reforma do ensino promovida pela Lei 5692/71, que determinou profundas mudanças no sistema educacional do país, a Escola Getúlio Vargas, cujo Curso Normal Rural, já em vias de extinção, deu lugar ao Colégio Presidente Getúlio Vargas, com o Curso Técnico em Agropecuária.

Ao longo da sua história foram significativos os auxílios financeiros vindos da Alemanha e dos Estados Unidos da América, intermediados pela Igreja Luterana, com o propósito de melhorar a sua indispensável infraestrutura.

Diante do crescimento, em 1969 é instalado o Curso Superior de Administração, como extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As atividades iniciaram em 9 de março de 1970.

Com a nova realidade, em 1973 ocorre uma organização administrativa mais centralizada e estruturada em dois focos: o Administrativo e o Pedagógico. Com essa reestruturação é criado o cargo de Diretor-Geral, assumido inicialmente pelo professor Manfredo Mensch, seguindo-se ao longo da história os diretores Heinrich Otto Sattler, Bruno Guido Wehrmann, Erní Arthur Vollbrecht, Seno Leonhardt, Flávio Magedanz e, atualmente, Sandro Ergang.

Posteriormente, em outubro de 1973, a UFSM transfere o curso de Administração para a Setrem, tornando-a a primeira escola da Associação das Escolas Evangélicas a manter um curso de nível superior. E em 26 de agosto de 1976, por meio do Decreto nº 78322 da Presidência da República, é criada a Faculdade de Administração Três de Maio, totalmente sob responsabilidade da Setrem.

Nesta época, com 25 anos completados de Mantenedora, a Setrem oferecia cursos nos níveis Pré-primário, Fundamental, Médio, Técnico (Agropecuária) e Superior (Administração), contabilizando aproximadamente 400 estudantes.

No ano de 1978, o Instituto Educacional São Paulo passa a denominar-se Escola Integrada de 1º Grau/Setrem. Em 1979 é criado o Curso de Preparação para o Trabalho Científico. Atualmente, a Educação Básica da Setrem procura desenvolver os estudantes na sua dimensão mais ampla e, para tanto, acredita que pode fazê-lo por meio das suas trilhas de intensificação artística e cultural, esportiva, bilíngue, matemática, científica, humanística, para além do seu currículo convencional.

Em 1984, é criada a Associação dos Funcionários da Setrem – Afuset, para atender o lado social da Instituição. Em 1991 é realizado o primeiro curso em nível de Pós-Graduação, a Especialização em Gestão Empresarial.

Na sequência, outros cursos e parcerias surgiram em cada nível de ensino, que juntos já transformaram a vida de mais de 8 mil pessoas.

A história da Setrem é repleta de grandes desafios e conquistas, e continuará sendo. Com tantas informações cada vez mais instantâneas e disponíveis a todos, a Instituição pretende instigar a busca constante pelo conhecimento neste universo tão volátil, com sujeitos críticos, criativos, capazes de investigar e fazer escolhas conscientes.

A Setrem acredita em uma educação capaz de conciliar a evolução tecnológica e a sustentabilidade planetária com bebês que exploram, crianças questionadoras, adolescentes críticos e adultos responsáveis.

Pular para o conteúdo