Bolsas e Financiamentos

Sabemos que algumas vezes parece difícil ingressar no Ensino Superior. Por isso, estamos sempre
buscando oportunidades para que você consiga ingressar na Setrem com maior facilidade. São diversas as opções que vão te ajudar a conquistar seu sonho de se tornar um profissional formado numa instituição que preza pela qualidade e que te dá todo o suporte no desenvolvimento de sua carreira

Oportunidades para estudar na Setrem

CREDIES

Mais que um crédito educacional, o CredIES é uma oportunidade mais democrática de acesso à formação no ensino superior, pois permite a você pagar apenas metade da mensalidade enquanto estiver estudando. A outra metade só é paga após você concluir sua graduação, com as menores taxas do mercado de crédito educacional.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma opção oferecida pelo governo para financiar a sua graduação. Para obter o Fies é preciso que você tenha feito o Enem e obtido média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, além da nota na redação ser diferente de zero. O período de solicitações segue cronograma do MEC.

PROUNI

O Programa Universidade para Todos (Prouni) concede bolsas de estudo integrais em todos os cursos de graduação oferecidos pela Setrem. Para obter é preciso que você tenha cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada como bolsista integral.

CREDIS

O Crédito Estudantil Interno Setrem é destinado financia de 20% até 50% da mensalidade. Para solicitar, o acadêmico deverá estar regularmente matriculado e adimplente com suas obrigações financeiras com a Setrem, sem estar usufruindo de outro programa de financiamento estudantil de caráter privado ou público ou de desconto concedido pela Instituição e não estar inscrito em órgãos de proteção ao crédito. É obrigatório o preenchimento do cadastro socioeconômico, disponível na Tesouraria da Setrem, e a entrega regular de todos os documentos solicitados.

Auxílio Estudo

Como instituição comunitária, a Setrem possui um programa de bolsas de estudos sociais para seus acadêmicos, seguindo critérios da Lei da Filantropia. A seleção envolve análise de documentos e entrevista, com avaliação da situação socioeconômica do grupo familiar.

  • Percentual de bolsa: de 10% até 50%
  • Disponibilidade de solicitação: ao longo de todo o ano para ingressantes e vide calendário para alunos já matriculados.
  • Exigência: Preenchimento da ficha e entrega da documentação

Novidades

  • A documentação deverá ser toda entregue no formato digital, anexando no final do preenchimento de sua inscrição.
  • Verifique a lista de documentação necessária para seu pedido.
  • Após validação do seus documentos e avaliação de sua inscrição, o resultado estará disponível para consulta neste portal, cada um com seu código de acesso (por isso informe e-mail válido na sua inscrição).

Oportunidades

Desconto por Idade

É garantido 50% DE DESCONTO mediante apresentação da documentação durante o primeiro ano de graduação para todas as pessoas com mais de 35 anos, ingressantes no Ensino Superior da Setrem através de qualquer modalidade. A prorrogação do benefício é negociada mediante solicitação e negociada individualmente.

Desconto para Segunda Graduação

É garantido 50% DE DESCONTO durante todo o primeiro ano para todas as pessoas que já têm algum curso superior e quiserem cursar sua segunda graduação na Setrem. O benefício é automático, no ato da matrícula. A prorrogação do benefício é negociada mediante solicitação e negociada individualmente.

Desconto para Aluno Especial

Oportunidade especial para todas as pessoas já diplomadas e que quiserem cursar até 10 componentes curriculares como Aluno Especial, visando atualizar seu currículo. Neste caso, é preciso entrar em contato pelo whats 3535-4600 para mais informações sobre a oportunidade.

Reingresso

Para quem foi acadêmico da Setrem e trancou seu curso por algum motivo, há uma promoção imperdível para reingresso. Neste caso, é preciso entrar em contato pelo whats 3535-4600 para mais informações sobre a oportunidade.

Transferência

Para quem é acadêmico e quer transferir sua graduação para a Setrem, há condições especiais. É preciso entrar em contato pelo whats 3535-4600 para mais informações sobre a oportunidade.

Convênios

Há desconto garantido de 12% concedidos (7% para pagamento pontual + 5% de gratuidade) ao longo de toda a graduação para colaboradores e associados das seguintes empresas, instituições, associações e sindicatos.

  • ACI/Sindilojas de Três de Maio
  • ACIS de São Martinho
  • ACI de Crissiumal
  • Cotrimaio, Mann Peças Agrícolas e Quero-Quero
  • Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina
  • Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (associados ao STR da Grande Santa Rosa)

Período de inscrições de bolsas sociais para matrículas 2021

Educação Básica: 23/09/2020 à 02/10/2020

Ensino Técnico: 15/10/2020 à 27/10/2020

Faculdade: 15/10/2020 à 27/10/2020

Perguntas Frequentes

O que é e onde solicito a DAP?

A DAP é a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, documento de identificação da agricultura familiar que pode ser obtida pelos agricultores familiares (pessoa física) quanto pelo empreendimento familiar rural como associações, cooperativas, agroindústrias (pessoa jurídica).

A DAP deve ser solicitada no Sindicado de Trabalhadores rurais.

Como calcular a renda mensal do agricultor?

Normalmente o Sindicato faz a Declaração do Valor Bruto do último ano, daí precisa calcular 30% desse valor e dividir por 12 para ter a renda mensal da família. E para calcular a renda per capita, divide-se a renda mensal pela quantidade de integrantes do grupo familiar.

Pessoas que não tem renda devem ser contadas nos membro do Grupo Familiar?

Caso essa pessoa viva na mesma residencia por tempo integral e também dependa da mesma renda que o estudante.

Não consigo avançar da etapa

Se o Logos não estiver avançando para a próxima etapa ao selecionar Próximo, significa que a justificativa elaborada não atingiu o limite minimo de 300 caracteres, acrescente mais informações a ela, apenas atingindo esse limite você poderá avançar para a próxima e última etapa.

Posso realizar o pedido de Auxilio Estudo mesmo não sendo aluno novo na Setrem?

Sim, o Auxilio Estudo pode ser requisitado por qualquer estudante independente do que esteja cursando e em qual série ou semestre esteja, mesmo que o Auxilio não tenha sido requisitado previamente quando o aluno ingressou na instituição.

Como adquirir o Comprovante de Imposto de Renda?

Para buscar o comprovante de que você não declara imposto de renda, clique aqui .

Justificativa

É o espaço onde você pode explicar as razões pelas quais está solicitando o auxílio. As informações indicadas ali serão levadas em consideração na análise do seu pedido. Aproveite este espaço.

Ficou em dúvida de qual bolsa ou financiamento é melhor para você?

Entre em contato que a gente te ajuda

55 3535 4600

faoro@setrem.com.br