“Amor de mãe”: uma experiência que faz a diferença

Os estudantes e professores dos cursos Técnicos em Enfermagem e Design Gráfico da Setrem são parceiros do Projeto social “Amor de Mãe”, aliando a teoria e prática,  tanto na parte fotográfica (design gráfico) quanto na parte das aprendizagens obstétricas (enfermagem), neste projeto, que tem como lugar o Hospital São Vicente de Paulo, aqui no município de Três de Maio.

Contando com a parceria de entidades como a Setrem, a Unimed, a Natura, o Rotary, a Squema Sports, a A.S.R de Três de Maio e o Interact, o projeto teve início no ano de 2012, com um intervalo durante a pandemia e retorno prático neste ano de 2024, sendo coordenado pela secretária administrativa Tatiane Rommel e pela assistente social Taíse Lesses Jost, com execução durante todo o ano, em ciclos que perduram de 4 encontros, ou seja, 1 ciclo no primeiro semestre e outro no segundo.

De cunho social, esse projeto, voltado às futuras mães e também aos pais, tem o propósito de prepará-los para a chegada deste novo membro à família.

Certamente para nossos estudantes este projeto tem um grande diferencial, pois além de suprir necessidades teórico-práticas em nossos cursos, proporciona aprendizado, envolvimento social e impacto a toda comunidade, este no qual, tem um olhar voltado a saúde e bem estar, compartilha a coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem, Adriane Kleinpaul.

Nesse sentido, é importante destacar que o projeto busca, como objetivo primeiro, proporcionar, às gestantes, palestras e atividades com a equipe multiprofissional para a conscientização de que podem ter melhor qualidade de vida, auxiliando-as em relação aos seus anseios, dúvidas e angústias, desmistificando seus medos e diminuindo com isso suas inseguranças, com foco na segurança do paciente e na qualidade da assistência.

Assim, no formato presencial e envolvendo uma equipe multiprofissional, “Amor de mãe” iniciou sua estruturação de retorno pós-pandêmico em janeiro de 2023, com sua divulgação e inscrições, e teve seu primeiro encontro no mês de março desse ano, devendo ir até o mês de novembro em uma trajetória que – tanto para os profissionais envolvidos, como para as mães e pais participantes e, em um nível mais próximo, para nossos estudantes – fez e faz a diferença.