XL RCBPA organizada pela Faculdade de Agronomia foi um sucesso

De 30 de março a 1º de abril, a Faculdade de Agronomia da Setrem organizou a XL Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia (RCBPA). Em função da pandemia, o evento, que estava marcado para acontecer em 2020, foi realizado em 2021 na modalidade online. A 40ª edição contou com apresentação de 12 trabalhos de pesquisa apresentados de forma oral (6 de graduação e 6 de pós-graduação) mais 97 trabalhos apresentados na forma de pôsteres.

Além dos trabalhos de pesquisa apresentados ocorreram sete palestras apresentadas por renomados pesquisadores brasileiros e um argentino. Eles discutiram o cenário brasileiro de produção de aveia, posicionamento do cultivo de aveia nos sistemas produtivos argentinos, evolução e tendências da pesquisa de aveia, uso e manejo da cultura em sistemas silvipastoris e agrosilvipastoris, a utilização da aveia granífera no arraçoamento animal, características epidemiológicas e manejo de doenças em aveia e qualidade de grãos para industrialização.

Tanto as palestras quanto as apresentações estão disponíveis no canal da Setrem no YouTube e na página do evento para visualização na íntegra.

Durante o evento também aconteceram as reuniões das subcomissões de aveias forrageiras e de cobertura e de aveias graníferas, debatedoras e organizadoras dos ensaios brasileiros da cultura.

“Ficou notório o avanço da cultura no país, tanto em área cultivada como necessidade crescente por grãos de qualidade industrial e forragens com alto potencial produtivo, ambas demandas já constantes no atual portfólio de cultivares disponibilizadas no mercado brasileiro, bastando apenas intensificar seu manejo de forma ainda mais qualificada”, destaca o coordenador-geral da XL RCBPA, Rodrigo Danielowski.

Outro aspecto importante de ser salientado, segundo Danielowski, é a viabilidade técnica e econômico-financeira do uso da aveia em substituição ao milho na alimentação de ruminantes em período de entressafra desse último, como ficou evidenciado pelos dados de pesquisa apresentados no evento.

Todos esses dados estarão reunidos no livro Informações Técnicas para a Cultura da Aveia, patrocinado pela Fapergs e organizado por professores da Faculdade de Agronomia da Setrem.

Homenagem ao “padrinho” do curso de Agronomia

A Faculdade de Agronomia e a XL RCBPA homenagearam o professor Dr. Luiz Carlos Federizzi, atual coordenador da área de Ciência Agrárias I, da CAPES, incentivador e parceiro histórico da pesquisa de aveia na Setrem, além de revisor e “padrinho” do Projeto Político Pedagógico do curso de Agronomia da Instituição. Federizzi também proferiu a aula magna inaugural do curso.

A Faculdade de Agronomia da Setrem é membro efetivo e permanente da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia desde o ano 2000

Edição histórica

A Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia (RCBPA) ocorreu pela primeira vez no ano de 1980. Desde lá só não foi realizada em 1981 e 2020. Essa última, em função da pandemia, foi transferida para 2021 e foi a primeira reunião online da história, organizada pela Faculdade de Agronomia da Setrem, membro efetivo e permanente da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia, participando dessa história, ininterruptamente, desde 2000.

A XL RCBPA contou com o patrocínio das empresas Dubai, Agrosol, Fundação Pró-Sementes, Yara, Sementes Ponteio, Sicredi, Syngenta, Tarumã, Agroalpha, Mais Agronegócios e Vertente Agronegócios, e com o apoio da Fapergs, UFRGS, PGGW Seeds e Programa de Pós-graduação em Agronomia da UFPel.

A próxima edição da RCBPA deverá ocorrer em 2022, no estado do Paraná, organizada conjuntamente pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (antigo IAPAR) e Fundação ABC.

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo