Universo Setrem recebe a visita da primeira escola para imersão

Nas terças e quintas-feiras, a Setrem abre suas portas a estudantes de 9º e 3º anos, apresentando o universo de possibilidades presente em sete cursos de graduação e quatro cursos técnicos, além de projetos, espaços de prática e imersão e espaços de campo. As visitas iniciaram no dia 3 de agosto, com a imersão exclusiva e personalizada dos estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José Operário, de Tucunduva. Acompanhados pelas professoras Kelly e Maria, eles participaram da primeira imersão Universo Setrem.

Como uma nova alternativa à Orientação Profissional Setrem (OPS), o Universo Setrem acontece com o objetivo de apresentar o universo de possibilidades que a Setrem possui. Nesse sentido, cada coordenador de curso, da faculdade e dos técnicos, cria um espaço imersivo, visando apresentar as possibilidades que o curso oferece, através de um breve, mas intenso, momento de prática.

Até o momento, oito escolas já realizaram sua imersão no Universo Setrem. São elas: Escola Municipal de Ensino Fundamental São José Operário, Instituto Estadual de Educação Cristo Redentor, Escola Estadual de Educação Básica Albino Fantin, Escola Estadual de Educação Básica Amélio Fagundes, Escola Estadual de Ensino Médio Professor Antonio Barella e Escola Estadual de Educação Básica Yeté

Dividida entre dois turnos, a imersão inicia na manhã, com a recepção, na entrada, onde se encontram hosters, para o primeiro contato com os alunos e a entrega, a eles e aos professores acompanhantes, das pulseiras vips para entrada no universo Setrem. Em seguida, na sala de metodologias ativas (403), em um espaço seguro criado para a acolhida dos estudantes e disposição de seus objetos pessoais, eles recebem as principais informações de como acontece a imersão, orientações sobre os mapas e o acesso aos registros fotográficos do dia (disponíveis na pulseira) e demais informações e possíveis dúvidas.

Acompanhados pelas hosters, os visitantes do dia destinam-se ao primeiro espaço de imersão, organizado pelo curso de Pedagogia, na sala de vivências do ginásio, onde, a partir de dinâmicas, têm a possibilidade de conhecer um pouco do que é cursar Pedagogia na Setrem. Na sequência, a vivência apresentada é a do curso de Psicologia, no espaço do Serceps. Seguido a isso, são visitados os cursos de Enfermagem e Técnico em Enfermagem, onde os estudantes podem ter contato com alguns procedimentos práticos que os cursos proporcionam e com informações nutricionais de diversos produtos.

Subsequente a isso, os estudantes destinam-se aos cursos de Engenharia de Computação e Técnico em Informática, no espaço maker (Fab Lab) e no Laboratório de Pesquisas Avançadas para Computação em Nuvem (LARCC). A continuação, o espaço visitado é curso Técnico em Comunicação Visual, em que podem ter contato com algumas das técnicas de fotografia aprendidas no curso. A manhã encerra com um almoço e tempo para descanso.

Na parte da tarde, a primeira experiência acontece no curso de Direito, através do Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ), com uma exposição sobre as diferentes possibilidades da carreira de advocacia. A seguir, os estudantes e professores se dirigem ao laboratório em que o curso Técnico em Agropecuária e a faculdade de Agronomia apresentam alguns dos espaços de prática que se pode ter acesso ao realizar esses cursos. Além da passagem por cada uma das possibilidades que a Setrem oferece, as hosters, ao longo da imersão, também apresentam um pouco de alguns espaços de lazer, de atividade, as salas de aula, espaços administrativos, de prática, entre outros.

Após esse percurso – que pode ser adaptado de acordo com as necessidades e o número de alunos de cada escola – pelo universo de possibilidades que a Setrem proporciona, acontece uma dinâmica das aptidões, coordenada pelas hosters que acompanharam os estudantes por todo o percurso. Nessa atividade, elas orientam cada estudante a identificar características positivas suas em uma folha e, após isso, fazer o mesmo na folha dos colegas. Ao final, o objetivo é observar e ressaltar quais características coincidem, percebendo as possibilidades de escrever a sua história nos cursos disponibilizados aqui na Setrem, de acordo aptidões apresentadas.

Ao final, a caminhada passa dos cursos e possibilidades de carreira, para a Trilha Ecológica Setrem – um espaço de imersão e reflexão, movido por música e diálogo com a natureza. Um balanço para fotos e diversão, os óculos de realidade virtual e a Kombi da Setrem, assim como uma reflexão sobre as possibilidades para escrever a sua história e fazer a diferença aqui na Setrem, finalizam o dia de imersão, vivências e experiências pelo Universo Setrem, mas abrem portas para a escrita de muitas histórias a partir daqui.