O técnico em Comunicação Visual executa a programação visual de diferentes gêneros e formatos gráficos para peças publicitárias como livros, portais, painéis, folders, jornais. Desenvolve e emprega elementos criativos e estéticos de comunicação visual gráfica. Cria ilustrações, aplica tipografias, desenvolve elementos de identidade visual, aplica e implementa sinalizações. Analisa, interpreta e propõe a produção da identidade visual das peças. Controla, organiza e armazena materiais físicos e digitais da produção gráfica.
O curso técnico é uma excelente alternativa para quem deseja entrar rapidamente no mundo do trabalho. São cursos que aliam conhecimentos teóricos com amplas atividades práticas.
Módulo | Disciplina | C.H. |
---|---|---|
1 1 1 1 1 1 1 1 1 |
Cor e Composição Desenho de Observação Fotografia Desenho Normativo História da Arte e do Design Informática Metodologia da Pesquisa e Redação Técnica Metodologia Projetual Processos Criativos |
– – – – – – – – – |
2 2 2 2 2 2 |
Editoração Gráfica Ilustração Linguagem Audiovisual Produção Audiovisual Produção Gráfica Programação Visual |
– – – – – – |
3 3 3 3 |
Comunicação e as Novas Mídias Digitais Empreendorismo e Liderança Marketing Processos Comunicacionais |
– – – – |
Objetivos do Curso
O objetivo é qualificar profissionais na programação e execução visual de diferentes gêneros e formatos gráficos para peças publicitárias, como livros, portais, painéis, folders e jornais. Desenvolver e empregar elementos criativos e estéticos de comunicação visual. Criar ilustrações, aplicar tipografias, desenvolver elementos de identidade visual, aplicar e implementar sinalizações, analisar, interpretar e propor a produção das peças publicitárias. Controlar, organizar e armazenar materiais físicos e digitais da produção gráfica, a partir de um significativo conhecimento da área.
Perfil do Egresso
O Técnico em Comunicação Visual, Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design deve ser um profissional dinâmico, comunicativo, autônomo, possuir visão sistêmica com formação humanística, cristã, teórica e prática, na área de Comunicação Visual, que o habilite a compreender o meio socioeconômico, político, cultural e organizacional em que está inserido, percebendo riscos que o possibilitem a posicionar-se de forma crítica e ética, decidindo, interpretando, interagindo e relacionando-se de forma a otimizar os recursos pessoais e organizacionais, promovendo e antecipando transformações que possam contribuir com o desenvolvimento pessoal e organizacional.
Habilidades e Competências
Processos Criativos: envolve cores e técnicas de composição, desenho e modelagem espacial e volumétrica, criação e uso de texturas, formas visuais, luz e sombra, técnicas de fotografia, conceitos, elementos e métodos do design, história e características da arte, sistemas operacionais em ambiente gráfico e softwares de criação e tratamento de imagem vetorial ou bitmap, diagramação e seu uso em projetos de comunicação visual. – 297 horas
Produção Visual: envolve o projeto, diagramação e editoração eletrônica de jornais, livros e revistas, arte publicitária em cartaz, folder, faixa, anúncio, outdoor, livro, jornal e revista. Além de técnicas para criação de ilustração a mão livre, roteiro e storyboard para vídeos publicitários ou artísticos, abrangendo a modelagem e animação em 2D, 3D ou stop motion, além da edição de vídeo digital, métodos de impressão, arte final, briefing, linguagem técnica, formal e compositiva do design e projeto de identidade visual. – 330 horas
Gestão da Comunicação: envolve diferentes mídias, comunicação e marketing online, habilidades estratégicas, atitudes empreendedoras e de liderança, na pesquisa e estudo do desenvolvimento de novos produtos e sua identidade, gestão da marca, bases semiológicas e teoria geral da comunicação.