Singularidades do processo criativo

A criatividade é um tema crucial na sociedade atual, na qual, a tecnologia tem um papel cada vez mais dominante. Por um lado, temos acesso rápido e eficiente a uma variedade de ferramentas e fontes de inspiração, que nos permitem construir um painel semântico rico e diversificado para nossas atividades criativas. Por outro lado, essa mesma tecnologia pode vir a se tornar um desafio, pois a abundância de informações pode nos distrair e nos levar a procrastinar e evitar o trabalho real de criar. É importante, portanto, encontrar um equilíbrio entre o uso eficiente da tecnologia e a busca de novas soluções criativas, sem deixar de lado o desafio e a satisfação de criar algo original e único.

Embora algumas pessoas tenham facilidade em criar, todos nós podemos desenvolver a criatividade, buscando novos conhecimentos, experimentando novas estratégias de marketing e pensando fora da caixa para obter resultados diferentes. Assim como, na culinária, às vezes é preciso adicionar ingredientes inusitados ou combiná-los de maneira criativa para criar um prato único e inesquecível, no marketing, a criatividade pode ser a chave para atrair e fidelizar clientes, criando campanhas inovadoras e impactantes.

Apesar das novas tecnologias que estão chegando, muitas com inteligência artificial (IA), que podem parecer assustadoras, nada pode substituir a criatividade humana. As IAs são baseadas em dados que elas já leram e juntam, mas nós, por outro lado, temos a capacidade de transformar essas informações em novas ideias criativas que conectem as pessoas e as marcas de forma única.

A criatividade pode transformar e, nesse sentido, temos a possibilidade de ser uma engrenagem que impulsiona, que transforma, que não aceita o óbvio, que busca novas soluções. A criatividade não é apenas para a comunicação visual, mas para todos os aspectos do nosso dia a dia, para resolver problemas, para empreendedores, para profissionais de marketing, colaboradores e para todos nós.

A Setrem nos proporciona, em seu Curso Técnico em Comunicação Visual, o despertar dos processos criativos – professores e estudantes podem trazer experiências para a sala de aula e aprimorar a criatividade de cada um, proporcionando um desenvolvimento mútuo e formando profissionais e pessoas mais criativas para uma sociedade cada vez melhor.

Por: Evandro Luis Bronstrup – professor do Técnico em Comunicação Visual e Vanessa Andréia Schneider – coordenadora do Técnico em Comunicação Visual

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo