Nos dias 16 e 17 de setembro, aconteceu, nas dependências do Campus Setrem, com o tema “Conexões: unindo pessoas, ideias e sustentabilidade”, o XIV Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal de Educação, destinado a alunos e professores das Instituições da Rede Sinodal com Ensino Médio e/ou Educação Profissional.
Estamos aqui participando do XIV Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal de Educação. Para nós, é um grande privilégio, uma grande honra estar participando deste evento. A cidade é extremamente acolhedora e esse colégio é extremamente grande, não só em tamanho, mas na grandiosidade do que ele tem para oferecer para a cidade e para a região. Nos sentimos muito acolhidos por toda a equipe organizadora desse evento, afirma o professor Fabian Viegas, do Colégio Sinodal Progresso, de Montenegro.
Promovido pela Câmara de Educação Profissional da Rede Sinodal de Educação (CEPRO), com a organização da Comissão de Projetos e Pesquisa da CEPRO e o apoio do Grupo de Apoio Pedagógico da Rede Sinodal de Educação (GAP), o evento contou com visitação aos trabalhos expostos e avaliação externa, apresentações orais no formato pitch, visitação à Setrem, momento de conexões com empresas, e diálogo sobre “As competências do profissional do futuro”, com Grasiela Ceccon Rambo, além da premiação seguida de encerramento do evento.
O Fórum teve uma excelente participação das escolas da rede, com diversos trabalhos dos mais variados assuntos. Contou com estudantes do ensino médio e ensino técnico, acompanhados por orientadores. Nosso muito obrigada às empresas Sicoob e Cresol e a todas as famílias que acolheram nossos estudantes das escolas da rede e a toda família setrem pela dedicação em todos os detalhes deste importante evento, compartilha Adriane Kleinpaul, coordenadora do Técnico em Enfermagem da Setrem e vice-presidente da Câmara de Educação Profissional da Rede Sinodal de Educação – CEPRO.
O XIV Fórum de Iniciação Técnico-Científica aconteceu com o objetivo de fomentar a pesquisa técnica e científica nos mais variados componentes curriculares nas instituições de ensino médio e cursos técnicos da Rede Sinodal de Educação, socializando o conhecimento produzido por professores/as e estudantes, em momentos de integração e troca de experiências entre professores/as, estudantes e profissionais de diferentes áreas tecnológicas – os projetos premiados, representarão a Rede Sinodal de Educação na MOSTRATEC 2024.
Durante o evento, foram proporcionados diversos espaços de trocas e conexões, como as visitações, que contaram com o prestigio das escolas da região, além do propriamente dito “Momento Conexões”, em que os Cursos Técnicos da Setrem – leia-se Agropecuária, Design Gráfico, Enfermagem e Informática – convidaram empresas para compartilharem suas compreensões sobre o mundo do trabalho e a importância das conexões.
Na cerimônia de encerramento, representantes das empresas compartilharam dicas que consideram valiosas para o futuro e para a vivência de experiências transformadoras, em um espaço de diálogo que contou com a mediação de Grasiela Ceccon Rambo, Assessora Corporativa da Setrem. Na ocasião, também, foram premiados os estudantes, cujas pesquisas se destacaram, dos Cursos Técnicos e do Ensino Médio, com a colocação de 1°, 2° e 3° lugar, além de serem entregues as menções honrosas a todos os envolvidos.
Tivemos aqui trabalhos muito legais, que abordaram temas como sustentabilidade, melhoramento e o impacto sobre a qualidade de vida das pessoas. São trabalhos apresentados por jovens do Ensino Médio, tanto dos Cursos Técnicos, quanto do Ensino Médio convencional. É uma grande oportunidade para esses jovens mostrarem os seus projetos de pesquisa, desenvolvidos, muitas vezes, nos seus itinerários formativos e nos seus cursos. Vieram, para a Setrem, escolas representando todas as regiões da Rede Sinodal de Educação. Acompanhando o final do evento, foi possível, ainda, participar de uma conversa com profissionais, destacando as principais características dos profissionais do futuro. E ficou muito claro a importância de manter boas conexões, de fazer conexões – tema que este fórum abordou – para construir uma carreira, construir um caminho, construir um futuro, frizou Renati Chitolina, coordenadora pedagógica da Rede Sinodal de Educação.
O XIV Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal fez a diferença, não apenas por incentivar a pesquisa, mas também pela quantidade e intensidade de conexões realizadas durante esses dois dias de intercâmbio educativo e científico. Nós, enquanto instituição, temos em nosso propósito a afirmação de que acreditamos no potencial de desenvolvimento das pessoas, promovendo conexões e experiências transformadoras, por meio da educação, pesquisa e ações de fortalecimento da Sociedade e não nos cabe dúvida de que eventos como esse, que traduzem em essência o nosso propósito de todos os dias, são a mudança que a gente procura e o sentido em ocuparmos o nosso lugar para fazer a diferença.