Setrem, onde o incentivo ao esporte alcança feitos inéditos

O ensino e o incentivo ao esporte vêm ocupando um lugar cada vez maior – no nosso município, com times mais bem estruturados e investimento em estruturas físicas que possibilitem o esporte e, na Setrem, com a oferta de esportes e o incentivo à prática e a vivência do que é ser esportista.

Mensalmente, nossos estudantes participam de competições nos mais diversos esportes, como padel, beach tênis, vôlei, futsal e basquete e este último motiva essa comunicação, porque é objeto de um feito que é inédito em nosso município: a vitória, de um time aqui de Três de Maio, no Campeonato Estadual.

O basquete contribui significativamente para o sistema escolar, com a criação de uma cultura esportiva positiva, incentivando a inclusão e integração social entre os alunos, além de promover hábitos saudáveis e diminuir o tempo sedentário. O esporte fortalece o ambiente escolar, reforçando a importância da educação física como parte integral da formação dos estudantes, o que beneficia tanto o bem-estar individual quanto a dinâmica escolar coletiva, compartilha Ana Cláudia Leite, coordenadora da Educação Básica na Setrem

Tudo tomou forma, quando a Setrem encarou um enorme desafio que foi: participar de um campeonato Basquete de clubes da Federação Gaúcha de Basquete (FGB). Instigada pelo objetivo de ampliar o processo educacional através do Esporte, a Setrem fez uma parceria com o Sojão Basquete Clube de Santa Rosa e topou esse projeto.

Formou-se um time com algumas crianças da Escola Setrem junto às crianças do projeto Movidos pelo Esporte e o Sojão. O resultado disso foi um desenvolvimento muito grande das nossas crianças, o que as levou a vencer o Campeonato Estadual série Ametista sub 12 misto. E, além disso, 5 meninas que fazem parte do nosso Projeto Movidos pelo Esporte disputaram, em um time do Sojão, o estadual Feminino sub 12, também se consagrando campeões na série Turquesa.

O estadual foi disputado em 4 etapas, em Passo Fundo, Uruguaiana, Santa Rosa e as finais em Santa Cruz do Sul. Na última etapa, vencemos as 3 partidas diante do Sesi/Caxias, Luba/uruguaiana e Colegio Mauá/ Santa Cruz, alcançando esse título inédito para o nosso município.

Através do projeto Movidos pelo Esporte e do Clubinho de Basquete, já temos, pelo menos, quatro escolas com time de basquete sub 12. Além disso, impactos significativos são percebidos no desenvolvimento físico dos atletas, na saúde em geral, porque eles saem um pouco das telas e focam mais em si, na sua segurança, autoconfiança, se organizam, tem mais autonomia e, hoje, aprimoraram, inclusive, suas relações interpessoais, estabelecendo conexões como a amizade, que é um fator importante para o desenvolvimento do jogo, do esporte, a melhora tática e inúmeros impactos. Hoje, a gente vê as crianças jogando basquete na praça, o que não era comum há um tempo atrás. Então, entendemos a importância de cada vez mais parcerias, para ampliar ainda mais o projeto e abranger mais crianças/futuros esportistas, acrescenta Kenny Gelain, professor do Projeto Movidos pelo Esporte.

Acreditamos, enquanto instituição, no potencial de desenvolvimento das pessoas e vemos, no esporte, uma ferramenta de educação muito potente e cheia de possibilidades. Nesta perspectiva e com conexões tão importantes com a que estabelecemos com o Sojão Basquete Clube, temos percebido, diariamente, com nossos estudantes e suas conquistas, que o incentivo ao esporte fazer a diferença.

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo