Setrem lança Pós-Graduação em Metodologias Ativas e Inovação na Educação

A Setrem disponibiliza, a partir de 2026, um novo programa de especialização voltado para professores, gestores educacionais e demais profissionais da educação. A Pós-Graduação Lato Sensu Metodologias Ativas e Inovação na Educação surge como resposta às demandas contemporâneas de ensino, formando especialistas capazes de aplicar práticas inovadoras, tecnologias digitais e estratégias que colocam o estudante como protagonista do próprio processo de aprendizagem.

O curso qualifica profissionais para atuar em ambientes híbridos, digitais e colaborativos, integrando teoria e prática com foco em investigação, resolução de problemas, uso ético da tecnologia e criação de experiências mais participativas e significativas. A proposta se alinha às transformações educacionais recentes, ao avanço da inteligência artificial, à diversidade de perfis estudantis e às demandas por metodologias orientadas por competências — realidade que exige educadores com repertório, autonomia e atualização constante.

Com carga horária total de 360 horas, o curso é ofertado na modalidade EaD, com atividades síncronas e assíncronas que permitem ao estudante flexibilidade na rotina e interação significativa com o corpo docente. A formação integra criatividade, autonomia, estímulo à pesquisa e aprendizagem colaborativa.

A especialização está organizada em quatro módulos formativos, que abrangem desde neuroaprendizagem e processos cognitivos até metodologias ativas, avaliação inovadora, IA aplicada à educação, BNCC, gamificação e future skills. O desenho curricular possibilita que o professor desenvolva competências pedagógicas, tecnológicas e investigativas, preparando-se para cenários reais e emergentes, com olhar sensível às transformações do fazer pedagógico.

A coordenação do curso é da professora Elisabete Andrade, Doutora em Educação nas Ciências e coordenadora do Curso de Pedagogia da Setrem. O corpo docente reúne 11 professores especialistas, mestres e doutores com experiência prática na área educacional, inovação didática e tecnologias a favor da aprendizagem.

O curso contribui para suprir uma lacuna existente nas instituições de ensino e nos espaços formativos, pois muitos profissionais ainda não possuem domínio de tecnologias educacionais, metodologias centradas no estudante e abordagens orientadas por competências. Ao desenvolver competências pedagógicas, tecnológicas e investigativas, o curso fortalece a gestão da aprendizagem, a inovação curricular e a criação de experiências significativas, promovendo práticas pedagógicas mais ativas, inclusivas e alinhadas às necessidades dos estudantes e das instituições. Afinal, a educação do futuro começa com quem escolhe inovar agora, compartilha a coordenadora, Elisabete Andrade

As aulas têm início previsto para março de 2026, com duração de 12 meses. As inscrições serão abertas entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, com oferta de 100 vagas — com início confirmado mediante preenchimento mínimo de 70 matriculados.

Com essa pós-graduação, a Setrem reafirma seu compromisso com a formação continuada e com o desenvolvimento de profissionais preparados para transformar a realidade educacional com criatividade, inovação e propósito.

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