Setrem lança formação para facilitar a adequação das escolas ao “Programa Escola em Tempo Integral”

Na terça-feira, 26 de março, nas dependências do Auditório do Campus Setrem, aconteceu a Live, em formato Convite-Lançamento, da formação “Programa Escola em Tempo Integral”, apresentada pelas professoras Elisabete Andrade (Coordenadora Pedagógica Institucional) e Adriana Canova Motter (Coordenadora da Licenciatura em Pedagogia da Setrem).

A Setrem assume um importante compromisso com processo Formativo para o desenvolvimento da Educação Integral dentro do programa da Escola de Tempo Integral e, com estes processos, buscamos atingir objetivos de aprendizagem, qualidade e equidade na Educação. Nesse sentido, esta live, hoje realizada, é algo muito importante, porque é o momento para a Setrem apresentar aos gestores das secretarias de educação e escola a proposta pedagógica de Educação em Tempo Integral, que vem para possibilitar a Educação Integral, que é o fundamento da Educação Escolar, afirma Adriana Canova Motter, coordenadora da Licenciatura em Pedagogia da Setrem.

A live, transmitida pelo canal do youtube da Setrem, @setremoficial, teve início às 14h e contou com uma palavra inicial do diretor-geral da Setrem, Sandro Ergang, que ressaltou a satisfação, enquanto instituição, em promover a formação “Programa Escola em Tempo Integral”, trazendo a expertise e a experiência da Licenciatura em Pedagogia e a experiência institucional. Sandro destacou que recentemente foi concretizado o propósito institucional da Setrem e que essa iniciativa conversa plenamente com o que nos propomos a ser enquanto Instituição de ensino.

A Setrem, ainda contagiada pelo movimento do seu Planejamento Estratégico, carinhosamente chamado de Acelera Setrem, definiu o seu propósito: “Acreditamos no potencial de desenvolvimento das pessoas, promovendo conexões e experiências transformadoras, por meio da educação, pesquisa e ações de fortalecimento da sociedade”  – a partir desse movimento e de uma oportunidade de sermos protagonistas da facilitação na adequação das escolas ao Programa de Educação em Tempo Integral, lançamos o programa de assessoria personalizada para as escolas e Secretarias de Educação dos municípios de toda a região de abrangência e alcance da Setrem. Cientes de termos em mãos uma solução personalizada para cada demanda de escola ou município, nos colocamos à disposição para eventuais interessados, enuncia Sandro Ergang, diretor-geral da Setrem.

O principal objetivo dessa live foi realizar um convite e o lançamento da formação “Programa Escola em tempo Integral”, um assessoramento pedagógico personalizado, que busca facilitar a adequação das escolas à Lei Nº 14.640, criando espaços de estudos e socializações para planejar e organizar de forma assertiva o processo pedagógico para a Escola em Tempo Integral, na perspectiva da Educação Integral, e é um oferecimento da Licenciatura em Pedagogia da Setrem, tendo a Extensão Setrem como facilitadora.

Como a Educação em tempo integral é mais um recorte dentro das políticas de ensino, não somente em nível nacional, mas que atinge principalmente as nossas comunidades, vimos a extensão universitária como um elemento que pode mostrar para a região a importância dessa formação, uma vez que a Setrem acompanha, em tempo real, a formação continuada dos municípios e a operacionalização das políticas, sejam elas vindas em nível estadual e/ou federal. Portanto, esse momento é muito importante, já que conseguiremos mostrar o que temos como propósito pedagógico de formação continuada e como podemos atuar no fortalecimento da sociedade, o que é parte de nosso propósito enquanto instituição, compartilha Valsênio Gaelzer, coordenador da Extensão Setrem.

A formação em questão, que já possui vistas a 34 municípios da região, é alinhada aos fundamentos pedagógicos da BNCC e conta com seis módulos formativos, sendo personalizável às necessidades de cada escola, que pode aderir a um ou mais módulos, de acordo com a sua realidade e com as suas necessidades. São módulos da formação:

– Módulo Gestores, professores e educadores, com carga horária de 18h;

– Módulo Gestores e Professores, com carga horária de 40h;

– Módulo Professores da Educação Infantil, com carga horária de 18h;

– Módulo Professores dos Anos Iniciais, com carga horária de 18h;

– Módulo Professores dos Anos Finais, com carga horária de 18h;

– Módulo Família, com carga horária de 9h;

Nessa perspectiva, a proposta da Setrem abarca todas as pessoas que são protagonistas e agentes da Educação em Tempo Integral (gestores, professores, monitores, demais membros da equipe escolar e famílias) e vem com o propósito de incentivar a integração aos princípios educativos vigentes, constituindo-se em uma ação de fortalecimento da sociedade por meio da educação.

Para saber mais sobre a formação, entre em contato pelo fone whats 3535-4600.

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo