Na noite do dia 29 de agosto, a Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem) viveu um momento histórico com a fundação da CooperSetrem, sua cooperativa escolar, em assembleia realizada no auditório da instituição. O encontro reuniu autoridades locais, representantes do Sicredi, professores, pais, comunidade e estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que se tornaram os 26 sócios fundadores da cooperativa.
A mesa de honra contou com a presença do diretor da Setrem, Antônio Roberto Lausmann Ternes; da representante da Mantenedora, Carla Elizabeth Becker; da secretária municipal de Educação e Cultura, Rosana Foletto; do prefeito de Três de Maio, Marcos Vinícius Benedetti Corso; além de lideranças do Sicredi e professores da instituição.
Durante a assembleia, foram aprovados o estatuto social da CooperSetrem, a eleição da primeira diretoria e do conselho fiscal, bem como a apresentação da logomarca da cooperativa. A orientação ficou a cargo da professora Veronice Lehnhardt, com assessoramento do professor Rudinei Barichello Augusti, do Programa de Cooperativas Escolares.
Mais do que um marco administrativo, a fundação da CooperSetrem representa a criação de um laboratório de aprendizagem do cooperativismo, onde os alunos terão a oportunidade de vivenciar princípios como colaboração, responsabilidade e empreendedorismo, por meio da construção de projetos, participação em feiras e atividades sociais.

Me chamo Manuela Calza, fui eleita a presidente da cooperativa da escola Setrem, e para mim essa oportunidade é muito boa. Minhas expectativas estão bem altas para descobrir novas coisas, aprender a trabalhar em grupo, sobre liderança e a educação financeira. Entendo que será um caminho muito bonito, pois além de aprendermos muito sobre situações do dia a dia, também aprenderemos o verdadeiro significado de cooperar, compartilha a estudante do 7º ano e presidente do CooperSetrem, Manuela Calza,
O evento encerrou com a tradicional Canção do Cooperativismo e um momento de confraternização entre os participantes, simbolizando o início de uma trajetória que pretende fortalecer valores de cooperação e cidadania dentro e fora da escola.