Primeiros passos para a Internacionalização da Escola Setrem: uma parceria que faz a diferença

Nos dias 10 e 11 de julho, aconteceu, no Campus Setrem, um espaço de diálogo entre o Instituto Gutenberg Lenguas e a Escola Setrem. Com o tema “Educação e Ensino no contexto Latino Americano desde a Perspectiva Luterana”, a reunião executiva objetivou reconhecer projetos e práticas de internacionalização das instituições envolvidas, além de formalizar o acordo de cooperação entre Escola Setrem e o Instituto Gutenberg Lenguas, da Argentina.

Na oportunidade, estiveram presentes os representantes do Instituto Gutenberg Lenguas de Posadas, na Argentina, Alejandra Lesik, Linguista e responsável pela promoção de Viagens e Intercâmbios, e Ricardo Veira, responsável pela área de relações internacionais e gestão. Representando a Setrem, estiveram as professoras Ana Cláudia Leite, Fabiane Lowe e Daniele Simone Schuster, responsáveis pelo projeto de relações internacionais e pelo Centro de Idiomas da Escola Setrem, além do diretor-geral, Sandro Ergang, do coordenador do Curso de Administração e da Pós-Graduação, Alexandre Chapoval Neto, e da Coordenadora Pedagógica, Elisabete Andrade. Ainda,  contamos com a presença e significativas contribuições do diretor executivo da Rede Sinodal, Jonas Ruckert, e do Pastor Sinodal, Fábio Rucks.

A reunião executiva constituiu-se de dois dias de intenso diálogo e reflexão sobre a concepção linguística e etnográfica do processo de internacionalização e intercâmbio. No primeiro dia, após a acolhida realizada pelo diretor-geral da Setrem, Sandro Ergang, o pastor sinodal, Jonas, conduziu o início do diálogo, afirmando que “quando pessoas de fé caminham, elas são conduzidas por Deus a realizar coisas muito bonitas”.

Ainda neste dia, Jonas Rückert propôs um diálogo sobre os processos de internacionalização na Rede Sinodal de Educação, conectando-o à apresentação dos projetos e práticas de internacionalização que já acontecem no Instituto Gutenberg Lenguas, o que possibilitou a estruturação de um panorama a partir do qual foi possível pensar o contexto de internacionalização na Setrem, no sentido de realizar práticas em conjunto com outros países e perceber as parcerias que podem ser estabelecidas nesse sentido. No final do dia, todos os participantes da reunião se deslocaram até a Escola Infantil Setrem, para conhecer e dialogar naquele contexto.

O segundo e último dia de reunião contou com a Apresentação do Projeto e Práticas de Internacionalização da Setrem, mediado pelas professoras Ana Cláudia Leite, Daniele Simone Schuster, Fabiane Luiza Klaus e Elisabete Andrade. Por último, aconteceu a, então, apresentação e discussão do Termo de Cooperação entre a Rede Sinodal, a Setrem e o Instituto Gutemberg, resultando na aprovação e assinaturas das autoridades presentes – um primeiro passo de uma parceria que fará a diferença.