Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio

*necessário 75% de frequência

Cronograma da Qualificação
Público-Alvo
O que você vai aprender?
Profissional que irá ministrar a qualificação

Realizar um curso de curta duração sobre promoção da saúde mental e prevenção ao suicídio para estudantes e profissionais de saúde é fundamental para capacitar essas pessoas a reconhecerem os sinais precoces de problemas de saúde mental, oferecerem apoio adequado e intervirem de maneira eficaz, contribuindo para a redução do estigma em torno da saúde mental, a promoção do bem-estar emocional e a prevenção de eventos relacionados ao suicídio.

Ementa: Promover conhecimentos para identificação de fatores de risco e proteção ao suicídio. Fomentar conhecimentos acerca da rede de atenção psicossocial. Promover oportunidades de aprendizados sobre ações voltadas ao combate aos estigmas e à promoção da saúde mental para o bem estar emocional.

24/05 13h30 às 16h50

Google Meet

31/06 13h30 às 16h50

Google Meet

Acadêmicos(as) e profissionais da área da Saúde.

• Panorama da Saúde Mental no Brasil;
  • Saúde e adoecimento na sociedade;
  • Principais transtornos mentais;
  • Prevenção do suicídio.

Prof. Enf.  Silvana Ceolin

Graduação em Enfermagem (UFSM, 2010), Mestrado em Enfermagem (UFSM, 2012) e Doutorado em Enfermagem (UFPEL e Universidade de Alicante, Espanha, 2017). Atualmente na Sociedade Educacional Três (SETREM) é docente do Bacharelado em Enfermagem, docente da Pós-graduação em Enfermagem, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Saúde (NUSA), Membro no Núcleo Docente Estruturante do Bacharelado em Enfermagem. Membro dos Grupos de investigação: Cultura de Los Cuidados (Universidade de Alicante – Espanha) e Núcleo de Pesquisa em Saúde Rural e Sustentabilidade (UFPEL). Atua principalmente nos seguintes temas: saúde escolar, pensamento crítico, paradigma sociocrítico, metodologia da pesquisa, educação em saúde, saúde mental e práticas integrativas e complementares em saúde – plantas medicinais.

Porque escolher a Setrem

• 100 anos de tradição em qualidade de ensino
  • Formação com foco no conhecimento e na experiência
  • Metodologias modernas