Jovens de Chiapetta criam aplicativos para ajudar no desenvolvimento do município

Jovens estudantes de Chiapetta criaram aplicativos para ajudar no desenvolvimento de diferentes setores do município. Eles desenvolveram soluções para a agricultura familiar, produção leiteira, comércio local, infraestrutura urbana, ouvidoria e ensino superior.

O projeto foi uma parceria da Faculdade Setrem, por meio da Extensão Universitária, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Chiapetta. “Nesta proposta de ensino digital, o desafio era criar aplicativos que pudessem contribuir e melhorar a cidade”, explica Edinei Steffen, coordenador do curso de Engenharia de Computação.

Com orientação dos professores dos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação, os estudantes desenvolveram os aplicativos a partir da ferramenta App Inventor.

“O curso foi muito importante, porque aprimorou nossos conhecimentos em tecnologia e fez a gente criar aplicativos muito bons que podem ajudar na nossa cidade. Foi uma experiência única, eu amei muito”, afirma Djúlia Villani, aluna da EEEM Anchieta.

Projeto foi desenvolvido de forma colaborativa entre os estudantes do município com orientação dos professores da Faculdade Setrem

Assim como outros municípios, Chiapetta aderiu à Nucleação da Extensão Universitária da Setrem em 2020. A partir de então foi criado o Comitê de Inovação Tecnológica, direcionando ações para a educação do município.

“Com ações diferenciadas, os cursos da Setrem inovam de forma ousada no município de Chiapetta, de modo que alunos da Educação Básica desenvolveram ferramentas inovadoras relacionados a aplicativos voltados para demandas da realidade local. O mais importante, demandas vislumbradas de forma colaborativa pelos próprios alunos participantes”, destaca o coordenador da Extensão, Valsenio Gaelzer.

A apresentação dos trabalhos foi realizada em 4 de dezembro, junto a Incubadora Municipal de Empresas de Chiapetta. Para o prefeito Eder Both, o espaço foi criado justamente para possibilitar ações como esta desenvolvida em parceria com a Setrem.

“Parabéns aos professores da Setrem, às escolas envolvidas e, principalmente aos estudantes. Os resultados foram excelentes. Continuem estudando e pesquisando, pois as ideias são muito promissoras”, disse Both.

Além do prefeito, também prestigiaram a apresentação a secretária municipal de Educação, Francieli Fátima Rochinheski Pires; a diretora da EMEF Lorette Fanck, Sandra Nuzia Santos Silva; a diretora da EMEF Haydêe Chiapetta, Cleci de Fátima Obregão dos Santos; e a diretora da EEEM Anchieta, Cátia Regina Eickhoff.

Clique aqui e confira o vídeo com mais detalhes sobre o projeto.