Formandas de Pedagogia da Setrem são aprovadas em mestrado

As acadêmicas Milena Thaís Rohsler e Camila Galiotto Rossi, formandas do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Setrem, encerram o ano com uma ótima notícia: as duas foram aprovadas na seleção do curso de mestrado em Educação nas Ciências da Unijuí.

Milena, aprovada em primeiro lugar, revela que o desejo de cursar o mestrado surgiu nas aulas da mestra Roberta Taís Recktenwald, sua grande inspiração para buscar o Mestrado em Educação nas Ciências dentro da linha de Educação Popular. Já Camila conta que o sonho de cursar o mestrado vem consigo desde que começou a faculdade, e ser aprovada no curso ainda no último semestre da graduação foi uma feliz surpresa.

“A área de educação popular é extremamente relevante e necessária para a sociedade e para a educação. Durante as aulas de Educação Popular e Práticas Pedagógicas Alternativas, ministradas pela professora Roberta, sentimos o coração bater mais forte. O mestrado nos possibilitará a realização deste desejo de melhorar a realidade em que vivemos e trabalhamos no que diz respeito à conscientização sobre a importância da educação popular”, explicam as acadêmicas.

Elas acrescentam que, durante a graduação, tiveram professores que as incentivaram a seguirem em frente para realizar este desejo, em especial a professora Roberta Recktenwald que ajudou, apoiou e prestou todo o suporte necessário para que conseguissem a aprovação no mestrado.

A trajetória durante o curso de Pedagogia da Setrem

Milena, que atua como Auxiliar de Ensino em uma escola municipal de Ensino Fundamental em Crissiumal, destaca que seu sonho sempre foi ser professora. “Desde pequena eu já estava convicta de que queria ser professora, e meus primeiros alunos foram minhas bonecas.” Sobre realizar a formação na Setrem, ela afirma que ouvia muitos elogios, principalmente por ser uma faculdade preocupada com proporcionar vivências diversificadas em cada curso que oferece.

E Camila, que atualmente trabalha na Escola Infantil Setrem, revela que seu foco era estudar Pedagogia, pois sempre acreditou em uma educação inovadora, diversificada e para todos. “A proposta pedagógica do curso de Licenciatura em Pedagogia foi o que mais me atraiu a fazer a minha faculdade e me constituir como pedagoga na Setrem.”

Sobre suas trajetórias durante o curso de Pedagogia da Setrem, as duas formandas são enfáticas.

“O que mais me marcou durante minha trajetória foram as vivências além da sala de aula, nos diversos ambientes em que o pedagogo pode atuar. Agradeço a Setrem por todo apoio e incentivo. Levarei as vivências, as experiências, os conhecimentos, as amizades e parcerias dos professores e colegas no meu coração. Obrigada, Pedagogia Setrem, por possibilitar a realização de mais este sonho”, diz Milena.

Para Camila, os estágios e as propostas pedagógicas em espaços não escolares foram muito marcantes. “Poder estudar sobre esses assuntos, as faixas etárias de cada criança, realizar planejamentos e depois ir até as escolas e empresas e atuar desenvolvendo o que foi planejado, convivendo com diversas pessoas e vivendo diferentes realidades, fizeram com que tivesse a certeza que escolhi a profissão certa, sem esquecer das boas amizades, que levarei comigo para sempre. Agradeço ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Setrem por todo o apoio, incentivo e inspiração”, finaliza.