Objetivos do Curso
O Bacharelado em Direito da Setrem, autorizado pela portaria Portaria nº 393, de 4 de maio de 2017, oferece 50 vagas anuais, tem duração de 5 anos e aulas no período noturno. A formação busca preparar um bacharel em Direito conectado com a realidade do mercado profissional do futuro.
O curso oferece, durante a formação, excelência na preparação para carreiras públicas (Magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública, Delegado), uma sólida preparação para advocacia pública e privada, uma formação humanista e com percepção da realidade social e uma atitude participativa e empreendera.
O acadêmico encontra em sala de aula flexibilidade e diversidade das metodologias de ensino, valorização dos aspectos práticos e da experiência viva do direito e uso de metodologia de casos e aprendizado baseado em problemas. A soma dos conhecimentos, habilidades e competências desenvolvidas durante a formação dará a ele um perfil de mediador qualificado em conflitos.
Habilidades e Competências
Referenda-se que toda aptidão deve possibilitar conhecimento de saberes que, efetivamente, possam ser aplicados e dirigidos à solução dos problemas que se apresentarem, sejam estes de índole técnica ou de natureza ético-valorativa. Portanto, nos contornos desta proposta e, em acordo com as Diretrizes Curriculares, emergem as seguintes habilidades e competências:
- leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;
- interpretação e aplicação do Direito;
- pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
- adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
- correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
- utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
- julgamento e tomada de decisões;
- domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito.
À estas citadas habilidades e competências, agregam-se, nos contornos da idealidade desta proposta, as seguintes habilidades e competências:
- Adequado preparo para atender às demandas e dificuldades da dinâmica empresarial;
- Capacidade de entender, prevenir e mediar conflitos;
- Compreensão da dinâmica associativista, cooperativista e comunitária;
- Percepção e leitura da realidade que circunda o jurista;
- Capacidade de trabalhar e construir soluções coletivas nos diferentes momentos de sua atividade profissional;
- Capacidade de atuação na pesquisa científica e no desenvolvimento da Ciência Jurídica.