O que Luciano Renato Schinaider, Suélen Caroline Führ e Bianca Teschke têm em comum? Egressos do Curso Técnico em Comunicação Visual da Setrem, os três aproveitaram ao máximo os ensinamentos transmitidos durante o curso e, movidos pelo espírito empreendedor, criaram e passaram a gerir seus próprios negócios, cada um no nicho de mercado em que mais tiveram afinidade.
A percepção da crescente demanda na área também foi um fator determinante, conforme a coordenadora do Curso Técnico em Comunicação Visual da Setrem, Vanessa Andréia Schneider. Ela celebra o espírito de empreendedorismo despertado nos alunos durante o curso. “É motivo de comemoração ver os egressos criarem e gerirem seus próprios negócios, afinal, é uma área promissora e a Setrem entrega profissionais capacitados para o mercado de trabalho.”
Na fotografia, a oportunidade de inovar
Luciano Renato Schinaider é um dos egressos que decidiu ser dono do próprio negócio, montando um estúdio fotográfico em Três de Maio. Formado em maio de 2019 no curso, ele conta que, quando estudava, não estava nos planos empreender, pois recém estava começando na área da fotografia e conhecendo o mercado.
“Primeiramente, comecei a trabalhar com organização de eventos e ornamentação. Aí veio a oportunidade de fotografar e conhecer esse mercado que me conquistou. Na época eu havia sido aprovado em um curso de graduação em outra cidade, mas acabei trancando a faculdade e decidi apostar na fotografia. Com o tempo as coisas começaram a crescer e ter mais demanda”, revela.
Ele destaca que empreender não é algo simples. “Na verdade, é bem desafiador, porque você depende exclusivamente de si mesmo para fazer as coisas acontecerem. Sou eu que faço tudo na empresa, desde financeiro, administrativo, marketing e edição, e na fotografia eu tenho freelancer que me ajuda nos eventos. Então é preciso entender de tudo um pouco e sempre buscar se atualizar em marketing e fotografia também. Hoje eu vejo o estúdio como oportunidade para trazer um conceito novo em retrato para Três de Maio”, define.
O interesse pela área do design gráfico e das mídias digitais se transformou em negócio
Suélen Caroline Führ, de São José do Inhacorá, decidiu ser dona do próprio negócio e hoje presta de serviços de design. Formada em agosto de 2021, ela conta que foi em julho de 2019 que começou a manifestar interesse pela área do design gráfico e das mídias digitais.
“A partir daí eu decidi criar um perfil no Instagram, compartilhando alguns trabalhos. Mas, antes disso, criei também a minha marca, a Mente Aberta Designer. Com o fato de eu ter me posicionado no digital, clientes começaram a surgir e firmei parcerias tanto de criação de identidades visuais como de gestão de redes sociais.”
Suélen atua na gestão de redes sociais de empresas (planejamento, criação da linha editorial, programação de postagens, análise de métricas), cria identidades visuais, edita vídeos e cria posts. Além disso, ela afirma que está estudando a possibilidade de começar a oferecer consultoria para clientes que querem um serviço personalizado. “Atualmente, tenho a liberdade que sempre quis: liberdade de tempo e liberdade de poder trabalhar de onde eu quiser, e o melhor de tudo, naquilo que amo!”
‘Entrei no curso por conta da fotografia, mas no decorrer das aulas descobri amor pela comunicação como um todo’
A afirmação é da egressa Bianca Teschke, de Giruá. Ela, que concluiu o curso em 2019, comenta que desde muito nova nutria uma paixão pela fotografia, mas no curso se identificou bastante com a parte de diagramação e de design. “Ainda durante o curso comecei a trabalhar em um estúdio fotográfico. Na época, a proprietária da empresa também tinha a Revista Gmais, e eu fazia alguns trabalhos como freelancer nas edições. Algum tempo depois, quando saí do estúdio, tive a oportunidade de comprar a parte da revista.”
Bianca revela que como estava procurando um novo emprego, e diante da proposta, buscou formas de poder efetuar a compra. “Antes disso, eu já havia feito o estágio do curso na revista, buscando inovações e formas diferentes de trazer a comunicação na revista impressa, que é um meio tradicional, aliando ao digital.”
Hoje Bianca também tem uma agência de marketing e ampliou a equipe: são mais três pessoas trabalhando com ela. “Eu busco delegar as tarefas, mas no começo fazia fotos, diagramação e também as matérias. Atualmente, como empreendedora, também faço vendas, o administrativo e burocrático.”
Motivos que levaram os egressos a escolherem o Curso Técnico em Comunicação Visual
Para Luciano, a escolha de cursar o Técnico em Comunicação Visual se deu pelo interesse dos ensinamentos de fotografia e também porque o curso conta com outras áreas da comunicação em que é possível se especializar. “É possível aprender de tudo que o curso oferece na área e depois escolher no que quer se especializar. Para quem está buscando se inserir neste meio, o curso é fundamental”, destaca.
Suélen conta que escolheu cursar o Técnico em Comunicação Visual na Setrem porque entendeu que abriria muitas portas, com várias possibilidades de atuação. “O curso me possibilitou também pensar em novas áreas de atuação, e foi um grande fator que me fez enxergar que eu poderia empreender em uma área que de fato eu gostasse de trabalhar. Assim como abriu muitas portas para mim, o curso pode abrir para outros jovens que sonham em trabalhar nesta área que está em alta”, complementa a empreendedora.
Para Bianca, que trabalhou em vários ramos até descobrir o curso da Setrem e começar a frequentá-lo, a grade curricular foi o que lhe chamou a atenção. “Isso é um diferencial muito importante, pois permite ampliar a nossa visão sobre o mercado de trabalho. Ao longo do curso, fui descobrindo que tinha talento para outras áreas.”
Ensinamentos que marcam
Para Luciano, o maior ensinamento do curso, além de todo o conhecimento adquirido, foi o networking com professores e colegas. Suélen acrescenta que o maior ensinamento do curso ocorreu durante as aulas práticas em praticamente todos os componentes curriculares. Segundo ela, este é um dos pontos fortes de se optar por um curso técnico, pois capacita para o aluno estar preparado para muitas coisas que encontrará no momento de entrar no mercado de trabalho de fato.
“Eu recomendo muito o curso! Minha prima está cursando e minha colaboradora tem interesse em ingressar também. Na minha opinião, são vários os fatores que fazem do Técnico em Comunicação Visual da Setrem uma ótima opção: conhecimento ofertado, práticas no decorrer das disciplinas aliadas à teoria, a facilidade de cursar e o ótimo custo-benefício. Este conjunto nos prepara muito bem para o mercado de trabalho”, indica Bianca.
Ao finalizar, Suélen deixa uma mensagem especial para quem deseja ingressar na área e obter a formação técnica. “Sei como é difícil fazer essa escolha inicial, de qual área seguir e qual curso fazer. Mas o Curso Técnico em Comunicação Visual mostra diversas possibilidades e através delas há a oportunidade de descobrir o que faz os olhos brilharem. Assim, é possível fazer escolhas assertivas para o futuro e, quem sabe, também empreender.”
Matrículas estão abertas
O Curso Técnico em Comunicação Visual oferece conhecimento nas áreas de fotografia, vídeo, tratamento e edição de imagem, computação gráfica, diagramação, materiais e produção gráfica, conceitos de linguagem, tipografia, meios de comunicação e composição visual.
Com duração de dois anos e 400 horas de estágio, aliando conhecimentos teóricos com amplas atividades práticas, tem aulas noturnas e é uma excelente alternativa para quem deseja entrar rapidamente no mundo do trabalho.
Se interessou e quer ingressar na área? A Setrem está com matrículas abertas para ingresso no Curso Técnico em Comunicação Visual. Mais informações podem ser obtidas na instituição, localizada na Avenida Santa Rosa, 2405, pelo telefone/WhatsApp (55) 3535-4600 ou aqui na página dos Cursos Técnicos.