Dia de Campo sobre Culturas de Verão alia conexões a experiências transformadoras na Setrem

No dia 22/03, sexta-feira, aconteceu o Dia de Campo – Culturas de Verão, uma organização do Técnico em Agropecuária e da Faculdade de Agronomia da Setrem, que teve espaço nas dependências do Campus Setrem.

Na ocasião, estiveram presentes as seguintes autoridades: Sandro Ergang, diretor-geral da Setrem; Marcos Carrafa, coordenador da Faculdade de Agronomia; Rodrigo Danielowski, coordenador do Técnico em Agropecuária; Valmir Thume, gerente regional da Emater/RS – Ascar, Santa Rosa; Marcelino Colla, vice-presidente da Sicredi Noroeste; Anísia Trevisan, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio; Neri Schroer, presidente do Sindicato Rural de Três de Maio; Fabiano Soltis, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Noroeste do Rio Grande do Sul.

O evento iniciou às 14h30 e contou com 5 estações do conhecimento:
– Manejo de percevejos para alta qualidade de grãos, por Dra. Cinei Teresinha Riffel (Setrem);
– Controle de pragas e doenças: drones são todos iguais?, por Me. Valberto Muller (Setrem);
– Monitoramento e controle de ferrugem asiática em soja, por Dr. Fábio Karlec (Emater);
– Cultivares de soja da Embrapa, Fundação Pró-Sementes e Nidera, por profissionais das empresas;
– Cultivares de Soja TMG, Don Mario e Brasmax, por profissionais das Sementes Costa Beber;

Com um momento inicial de pronúncias das autoridades presentes, estabeleceu-se um espaço muito rico de compreensões e perspectivas sobre a agricultura na nossa região, dando destaque, principalmente, para o quanto as conexões e a dissipação desses diálogos para os agricultores fazem a diferença. Em seguida, cada grupo se dirigiu às estações do conhecimento, na área experimental do campus Setrem, para experiências em cada uma das temáticas propostas.

Este dia de campo é uma promoção das Seguintes empresas/instituições: Setrem, Sindicato Rural dos Trabalhadores de Três de Maio, Sicredi, Emater/RS, Aenorgs e Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio e São José do Inhacorá – com apoio da Embrapa Trigo.

Estão previstos, para o ano de 2024, outros momentos como esse, que aliam teoria e prática a espaços de conexões com instituições/empresas e entre professores, acadêmicos e agricultores da região, em uma experiência transformadora –  em junho, ocorrerão os dias de campo de Pecuária e de Horticultura; em agosto, o dia de campo de Pecuária; em setembro, o dia de campo de Culturas de Inverno; em outubro, o dia de campo da Cultura de Linho.

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo