Curso Técnico em Comunicação Visual da Setrem: qualificação que gera excelentes oportunidades

Área segue aquecida e egressos e estudantes se destacam no mercado de trabalho

Apresentar e dominar habilidades técnicas são, sem dúvidas, diferenciais no momento de conquistar uma vaga de trabalho. Por isso, os cursos técnicos são ótimas opções para quem está buscando uma oportunidade e deseja entrar rapidamente no mercado de trabalho.

O Curso Técnico em Comunicação Visual da Setrem é um exemplo de que os egressos e também alunos se destacam quando surgem demandas na área. De acordo com a coordenadora do curso, Vanessa Andréia Schneider, há bastante procura por parte das empresas de toda região pelos profissionais formados no curso. Ela destaca que a área segue promissora e a Setrem entrega profissionais capacitados para o mercado de trabalho, lhes garantindo uma boa colocação.

Dionei Delcio Hettwer Bender, mais conhecido como Ney, é um dos egressos que hoje comemora uma ótima colocação no mercado de trabalho. Ele, que concluiu o curso no fim do primeiro semestre do ano passado, desenvolveu seu estágio na Assessoria de Comunicação e Marketing da Setrem (Ascom) e permaneceu atuando na instituição, conta que estava no último semestre do curso e queria muito uma oportunidade de estágio.

Eu já possuía experiência de aplicação da comunicação visual em um negócio de fachadas e placas com meu pai, mas queria conhecer um novo espaço e trabalhar com uma equipe criativa. Então procurei pela Ascom e me ofereci para estagiar no setor de comunicação e marketing da instituição que me formou. O estágio se desenrolou bem e a maneira como fui acolhido me motivou a fazer algo que pudesse contribuir com a história da Setrem”, revela.

Segundo ele, para além do trabalho, conquistou excelentes amizades. “Recebi ajuda e sinto que essa foi a diferença do meu estágio. Além disso, meu projeto de estágio – a criação do selo do centenário da Setrem – foi premiado no SAPS deste ano.” Hoje, a função de Ney na Ascom está focada no desenvolvimento de peças gráficas, tanto para aplicação impressa quanto digital, e há momentos em que desempenha outras atividades, como por exemplo a fotografia.

‘A melhor opção para quem ama o mundo do marketing’

Assim a egressa Karin Alessandra Müller define o Curso Técnico em Comunicação Visual da Setrem. Ela, que se formou no primeiro semestre de 2021, trabalha no MrJack.bet desde outubro do mesmo ano como assistente de marketing na área de mídias e esportes. “Este curso é a melhor opção para quem ama o mundo do marketing, das empresas e como elas se posicionam no mercado. É para quem gosta do processo de criação de uma marca até sua consolidação”, afirma.

Karin conta que ainda cursava o Ensino Médio quando pensava em um curso técnico para poder ingressar no mercado de trabalho e, assim, pagar uma futura faculdade. “A Setrem sempre foi minha primeira opção para cursos técnicos, pois sempre gostei muito da instituição. Olhei as alternativas e a que mais me chamou atenção foi o curso de comunicação visual.”

Ela explica que ‘chegou de paraquedas’ no curso, pois não conhecia muito sobre a área. Mas a cada aula ia se apaixonando mais e mais, e viu que essa seria a área de atuação dos sonhos. “As criações de um livro e de um audiovisual foram as produções mais marcantes do curso, e hoje sei que foi a minha melhor opção. A partir do curso, soube escolher minha faculdade, e também me abriu portas para ingressar no MrJack.bet”, comemora.

A egressa acrescenta que o curso a preparou para entender uma marca, bem como a importância do momento de criação de um logotipo. “Aprendi como funciona a criação de um roteiro e, posteriormente, de um produto audiovisual. Também aprendi muito sobre fotografia e edição, já que foram feitas muitas práticas no decorrer do curso. As aulas de ilustração eram incríveis e a cada semestre o curso ficava mais incrível! Sinto muitas saudades e se pudesse faria de novo.

A oportunidade na área antes de finalizar o curso

O estudante Vinícius de Souza de Almeida conquistou seu espaço na área antes mesmo de concluir o curso. Ele, que está no último semestre do Técnico em Comunicação Visual, conta que em julho surgiu a oportunidade de participar do processo seletivo que a São José realizou para o cargo de auxiliar de marketing. “Consegui passar com sucesso e hoje ocupo o cargo focado na área de design e comunicação visual”, comemora.

Vinícius revela que sempre teve curiosidade sobre marketing e design, e tem como grande inspiração o irmão, que trabalha na área, o que lhe despertou o desejo de conhecer mais sobre este campo de atuação. “Busquei cursos relacionados a marketing e design e encontrei o Curso de Técnico em Comunicação Visual da Setrem, por meio da coordenadora Vanessa, que também comanda o programa de aprendizagem e sempre me incentivou a frequentar o curso técnico.

Ele ressalta que foi no curso que ‘se encontrou’ e decorrer das aulas teve certeza que é na área da comunicação que quer seguir. “Este curso prepara os alunos para o mercado de trabalho, e os aprendizados adquiridos nas aulas de maneira prática foram relevantes para o trabalho que estou desenvolvendo. Tive a oportunidade de participar de diversos projetos voluntários incríveis que ajudaram a me preparar para as diversas situações do dia a dia.

Quem cursou, aprova e recomenda

Para aqueles que estão em busca de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, os egressos recomendam o curso.

Ney, que já possuía uma bagagem na comunicação visual, destaca que o conhecimento que mais valoriza no curso são as metodologias. “Aprendi ao longo desta trajetória que mesmo os trabalhos criativos necessitam de rotinas e métodos, e essas ferramentas contribuem na construção de qualquer problema gráfico que me desafie.