As Soft Skills no mundo do trabalho

O mundo do trabalho está passando por mudanças muito rápidas devido à velocidade das inovações, dos avanços tecnológicos e, também, das transformações sociais. Isso está exigindo dos profissionais uma mudança de postura, com maior flexibilidade e uma enorme capacidade de adaptação e de saber lidar com as emoções.

Se ontem nos eram exigidos conhecimentos específicos e capacidades técnicas, conhecidas como Hard Skills, hoje, com o universo profissional em constante evolução e transformação, as Soft Skills se tornam cada vez mais valorizadas e podem fazer a diferença no sucesso individual e nas oportunidades de carreira.

As Soft Skills são conhecidas como habilidades interpessoais ou comportamentais e elas influenciam na forma como as pessoas interagem com os outros, lidam com situações e enfrentam desafios no ambiente de trabalho e na vida em geral.

Saber se comunicar com clareza e ouvir atentamente, colaborar e trabalhar bem com outras pessoas, compartilhando ideias e respeitando opiniões divergentes, possuir a capacidade de inspirar e guiar a equipe, saber entender e se colocar no lugar dos outros, reconhecendo e respondendo às suas emoções e necessidades, compreender e administrar as próprias emoções, saber avaliar situações e tomar decisões e pensar de maneira original, gerando novas ideias e soluções, de maneira criativa e inovadora são exemplos de soft skills que fazem toda a diferença nos profissionais no mercado atual.

Para aprimorar as habilidades interpessoais é necessário um compromisso contínuo do indivíduo com seu desenvolvimento. Busque conhecer suas forças e também as áreas de melhorias, estabeleça metas claras e direcione esforço para melhorar seu progresso como profissional.

Nesse sentido, a Setrem oferece uma série de oportunidades para desenvolver suas Soft Skills, através de atividades extracurriculares que potencializam as habilidades comportamentais do indivíduo, possibilitando que ele faça a diferença na sociedade e no mercado de trabalho.

Por: Grasiela Ceccon Rambo, responsável pela Central de Carreiras da Setrem

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo