Enfermagem Setrem e as iniciativas de conscientização do Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha internacional dedicada à conscientização sobre a saúde do homem, com foco especial na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma das doenças mais comuns entre homens. De acordo com o Ministério da Saúde, a prevenção é essencial, já que o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer entre homens no país. A recomendação é que homens, especialmente os acima de 50 anos ou a partir dos 45 com histórico familiar, realizem consultas e exames de rotina, pois um diagnóstico precoce aumenta muito as chances de tratamento bem-sucedido.

Na Faculdade de Enfermagem da Setrem, buscamos reforçar essas mensagens de prevenção e autocuidado em diferentes frentes. Um dos nossos projetos atuais chama-se RENASCER NA LIBERDADE, realizado em conjunto com os cursos de Direito, Psicologia e Pedagogia, é desenvolvido em parceria com o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire e o Presídio Estadual de Santa Rosa. Por meio dessa iniciativa, levamos aos homens em contexto de privação de liberdade atividades que abordam a prevenção ao câncer de próstata e outras doenças, além do autocuidado. Esse projeto reforça nosso compromisso com a educação em saúde, alcançando grupos que possam enfrentar dificuldades de acesso a essas informações.

Nossa formação em Enfermagem valoriza a humanização em saúde e o desenvolvimento de habilidades de relacionamento interpessoal, promovendo o uso das soft skills entre os acadêmicos. Acreditamos que essas competências são essenciais para profissionais que lidam diretamente com o público, ajudando a estabelecer diálogos empáticos e esclarecedores. Essa abordagem é essencial para combater tabus e barreiras culturais, como o machismo, que muitas vezes dificultam o acesso dos homens ao cuidado de saúde. A superação do preconceito é, portanto, uma das principais bandeiras do Novembro Azul e é apoiada pela Faculdade de Enfermagem da SETREM. A campanha busca sensibilizar a população masculina, reforçando a ideia de que cuidar da saúde é um ato de coragem e responsabilidade.

Dentro do novo propósito da Setrem, essencialmente, nos comprometemos a ajudar a transformar a vida das pessoas. Com isso, na Enfermagem, através das nossas práticas clínicas e educativas e os estágios supervisionados compreendemos ter um campo fértil para a escuta ativa e o diálogo, convidando as pessoas a refletirem sobre seu estilo de vida e a considerarem mudanças que promovam uma saúde mais completa.

Por: Gilberto Caramão, coordenador da Faculdade de Enfermagem da Setrem

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo