Ao completar 50 anos de existência do seu Programa de Melhoramento Genético de Aveia, a Universidade Federal do RS hospeda a 43ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia.
Na terça-feira, dia 02 de abril, na Sessão Plenária Inicial do evento, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS prestou homenagem a algumas pessoas e instituições que contribuíram de forma significativa ao desenvolvimento do Programa de Melhoramento Genético de Aveia e, entre as instituições homenageadas, apenas três de ensino: a Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, a Universidade de Passo Fundo – UPF e a Setrem.
Foi uma deferência fantástica esse reconhecimento que a UFRGS fez à Setrem, atestando, conforme palavras do Coordenador do evento, a qualidade excepcional com que aqui em Três de Maio fazemos pesquisa, compartilha o coordenador da Faculdade de Agronomia, Marcos Caraffa.
Essa homenagem é fruto da participação do Curso Técnico em Agropecuária e da Agronomia da Setrem na Rede Brasileira de Pesquisa de Aveia e, por conseguinte, da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia, por 22 anos ininterruptos.
Essa participação inclui, entre muitas atividades, a condução dos ensaios de cultivares e linhagens de aveias graníferas, aveias forrageiras e aveias para cobertura, fazendo a diferença nos conhecimentos sobre esses materiais genéticos e sua adaptação à região noroeste do Rio Grande do Sul.
Por: Marcos Caraffa, coordenador da Faculdade de Agronomia da Setrem