Durante o mês de junho, a Rede Sinodal de Educação promoveu um curso on-line sobre a reestruturação do Novo Ensino Médio. Participaram gestores, coordenadores e professores de escolas de toda a Rede. As coordenadoras Fernanda Sartor, Ana Cláudia Leite e Renati Chitolina participaram do curso representando a Escola Setrem.
Em quatro encontros, eles compartilharam experiências, diferentes propostas e materiais didáticos com o objetivo de auxiliar as escolas no processo de construção do Novo Ensino Médio.
As principais mudanças do Novo Ensino Médio são a carga horária, itinerários formativos, projeto de vida e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A carga horária do Novo Ensino Médio é de 3000 horas, distribuídas entre Formação Geral Básica (1800h) e Itinerários Formativos (1200h).
“O Ensino Médio da Setrem, no seu formato atual, já cumpre essa carga horária e inclusive vai além. A Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos são orientados pela BNCC, contemplando quatro grandes áreas: Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas. Por meio destas quatro áreas, buscar-se-á desenvolver as 10 competências gerais da BNCC, apoiadas nos eixos estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo”, explica Renati, coordenadora pedagógica institucional da Setrem.
Ainda, será trabalhado o Projeto de Vida, o qual busca auxiliar o estudante nas suas escolhas futuras, traçando um caminho para as suas experiências no itinerário formativo, que contribuirá para as suas escolhas profissionais.
A Setrem está em plena construção da proposta do Novo Ensino Médio, entre coordenação e professores. A proposta será apresentada em breve para os pais e estudantes.
“Podemos afirmar que muito do que propõe o Novo Ensino Médio já é desenvolvido pela Escola Setrem, mas o novo formato trará, ainda mais, experiências significativas, criatividade e inovação, proporcionando ao estudante interação, aprendizagem, vivências, conhecimento e protagonismo, que são as demandas contemporâneas. O DNA da Setrem permanecerá o mesmo, pautado no desenvolvimento de bases sólidas para o conhecimento”, destaca Ana Cláudia, coordenadora-geral da Escola.