A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada no final de 2017, constitui-se teoricamente como uma ferramenta para orientar a elaboração de um currículo específico para cada unidade de ensino, considerando as características regionais, sociais e culturais e traz dois conceitos muito importantes: competência e habilidade.
Competência é “A mobilização de conceitos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho” (BNCC). Ou seja, é a capacidade de mobilizar recursos, conhecimentos ou vivências para resolver questões da vida real, como pensamento crítico e empatia.
Já as habilidades indicam o que aprendemos a fazer e são sempre associadas a ações, como identificar, classificar, descrever e planejar. E, nesse sentido, é importante destacar que o desenvolvimento de competências passa pela articulação de várias habilidades, que são organizadas na BNCC de maneira progressiva, ou seja, das mais simples para as mais complexas.
Nesse sentido, é importante destacar que são dez as competências da BNCC: 1.Conhecimento; 2.Pensamento Científico, Crítico e Criativo; 3.Repertório Cultural; 4.Comunicação; 5.Cultura Digital; 6.Trabalho e Projeto de Vida; 7.Argumentação; 8.Autoconhecimento e Autocuidado; 9.Empatia e Cooperação; 10.Responsabilidade e Cidadania.
Por: Ana Cláudia Leite, coordenadora da Educação Básica e Cursos Técnicos