Trabalho da Setrem conquista o 1º lugar no XIII Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal

Nos dias 11 e 12 de setembro, aconteceu o 13º Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal de Educação, com a temática “Inovação: o futuro em suas mãos”, nas dependências do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann (CFJL), em Horizontina, objetivando fomentar a pesquisa técnica nas escolas da Rede Sinodal e socializando o conhecimento produzido pelos professores, estudantes e egressos das escolas membros da Rede Sinodal de Educação.

A programação do evento foi composta por um primeiro dia com exposições dos trabalhos, visitação à Fahor, e palestra do Dr. Ruy Carlos Ruver Beck, com a temática “Por que me engajar à iniciação técnico-científica?”. Já o segundo dia contou com, além da exposição dos trabalhos, sua exposição em apresentações orais para a banca avaliadora e a devida premiação. Ao final do dia, os participantes do evento puderam realizar uma visita técnica à fábrica da John Deere.

Na ocasião, estudantes dos Cursos Técnicos da Setrem e seus orientadores estiveram presentes apresentando suas investigações em pôster. A estudante Maiara da Silva Ferreira, com a orientação da professora Kelly Gabriela Poersch, apresentou seu trabalho “Desenvolvimento de Aplicativo Mobile para gestores de saúde”, desenvolvido durante o Curso Técnico em Informática; E o egresso Dionei Hettwer, com a orientação do professor Eduardo Erthal, apresentou seu trabalho “Selo Setrem 100 anos”, desenvolvido durante o Curso Técnico em Comunicação Visual.

Tem sido uma aventura extraordinária desde que retornei aos estudos, venho recebendo oportunidades de destacar meu trabalho, e tenho fé que a cada dia estou mais perto daquilo que quero alcançar. No fórum, tive acesso às inovações e pesquisas realizadas por outros estudantes, além de poder compartilhar impressões e conhecimentos com estes colegas. É bem verdade que deu trabalho e alguma correria, porém, tudo isso tem sido facilitado pelas pessoas da Setrem, de quem venho recebendo ajuda e incentivos para, enfim, desenvolver minhas potencialidades, afirma Dionei Hettwer sobre sua vivência no evento.

Após a exposição dos trabalhos em pôster e apresentações orais em formato de pitchs de 10 minutos, a Setrem conquistou duas classificações na categoria “Ensino Profissionalizante do Fórum da Rede”. Maiara conquistou o 2º lugar, com seu trabalho voltado ao desenvolvimento de um aplicativo mobile para gestores de saúde. Dionei conquistou o 1º lugar, apresentando o selo de 100 anos da Setrem, tendo seu trabalho qualificado para representar as escolas da Rede Sinodal na Mostratec 2023.

Diante disso, é importante destacar a relevância de encontrarmos e potencializarmos os lugares que ocupamos e os conhecimentos aos que temos acesso. Perceber o que nos rodeia e saber agir a partir das oportunidades que emergem do dia a dia nos levam a fazer a diferença no nosso lugar, seja construindo um aplicativo que fará a diferença na saúde ou constituindo a identidade visual de uma instituição, fazendo a diferença na sua caminhada. Saber ocupar, de forma extraordinária, o nosso lugar no mundo é escrever, a cada dia, o capítulo de uma história centenária.