Técnico em Design Gráfico: uma nova roupagem para a comunicação visual

Desde 2013, a Setrem oferta o até então conhecido “Curso Técnico em Comunicação Visual” e vem formando jovens capacitados, tanto teórica como praticamente, para atuar no mundo do trabalho nas mais diversas áreas que a comunicação visual comporta, indo desde as delineações gráficas de uma empresa, até a produção audiovisual e a fotografia, dando ao profissional todo o aporte técnico necessário para o sucesso de sua atuação.

Sob a coordenação da professora Vanessa Schneider desde 2020, o curso, neste ano, toma um novo rumo: por uma adequação à nova proposta do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, passa a possuir a nomenclatura de Técnico em Design Gráfico, tendo como impacto a atualização dos componentes curriculares existentes com base na demanda atual do mercado e a ampliação da carga horária para 1000 horas (anteriormente 800).

Uma questão importante a ser esclarecida é que o estudante que tiver cursado “Comunicação Visual” poderá fazer um upgrade, cursando os componentes curriculares que pertencem a esse novo formato do curso, obtendo uma dupla certificação, de Técnico em Comunicação Visual (sua formação de acordo com a grade anterior) e de Técnico em Design Gráfico (atualização do curso).

A respeito das projeções para o mundo do trabalho, o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos declara que o Técnico em Design Gráfico será habilitado para:

• Coordenar e executar projetos de comunicação visual de mídias impressas e digitais seguindo padrões e normas técnicas, referentes à propriedade intelectual, acessibilidade, usabilidade e sustentabilidade.
  • Aplicar e implementar sinalizações, ilustrações, tipografias, animações e usabilidade de projetos de design gráfico.
  • Analisar, interpretar e propor a produção da identidade visual das peças gráficas.
  • Criar, controlar, organizar e armazenar arquivos e materiais de produção gráfica e digital.

Com velocidade vertiginosa que a era digital vem avançando o profissional do Design Gráfico vem sendo cada vez mais demandado no mercado de trabalho. Este curso oportuniza uma rápida inserção no mercado, abre muitas possibilidades de empreender e inovar, afirma a coordenadora dos cursos técnicos da Setrem, Ana Cláudia Leite

Nesse sentido, é importante concluir que a mudança de nomenclatura do curso, de Técnico em Comunicação Visual para Técnico em Design Gráfico não acarreta em prejuízos para os então estudantes ou futuros estudantes, mas, sim, mantém a qualidade – conhecida e comprovada – deste curso, apenas com uma nova roupagem, que assegura o objetivo de uma formação de qualidade, com rápida inserção no mundo do trabalho e que faça a diferença na vida do estudante.