Setrem sedia o 2º Simposio Latino Americano Canola

Nos dias 22 e 23 de agosto, acontecerá o 2º Simposio Latino Americano Canola (SLAC), no Campus Setrem. O evento culmina uma parceria entre a Setrem, representada pela Faculdade de Agronomia, e a Associação Brasileira dos produtores de Canola (Abrascanola), reunindo estudantes, pesquisadores e produtores rurais oriundos do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, além de palestrantes da Austrália.

Dividido em dois dias, o evento contará com debates, palestras, momentos de diálogo, apresentações orais e em pôster de trabalhos científicos e tarde de campo. No primeiro dia, acontecerão as seguintes palestras: “Tropicalização da Canola: doenças e pragas potenciais” e “Futuras Tecnologias em Canola”, expostas por Dra. Flávia Andrea Nery Silva, Professora da Universidade Federal de Uberlândia, Dr. Nelson Gororo, Senior Science and Inovation Lead da Nuseed, Sr. Gerald Bardell, agricultor australiano com larga experiência em produção de canola – case de sucesso e Dr. Gilberto Omar Tomm, membro da Abrascanola.

No segundo dia, a programação será composta pelas seguintes palestras: “Tecnologia de nutrição de plantas para altos rendimentos em canola”, expostas pelo Eng. Agrônomo Nilson Osterlein – CW Trading S.A e pelo debatedor Dr. Tales Tiecher, professor da Faculdade de Agronomia da UFRGS; “Canola: o efeito das abelhas no rendimento de grãos”, conferenciada pela Dra. Betina Blochtein – PUCRS e pela debatedora Dra. Cinei Teresinha Riffel, professora da Faculdade de Agronomia Setrem e responsável pelo ACOBIOS; Por último, a palestra “Canola: tendências de mercado”, pelo palestrante Sr. Emilio Finger – Celena Alimentos S.A e o debatedor Eng. Agrônomo Silmar Primmaz Francois, gerente da Cooperativa de Producción Agropecuaria Naranjal Ltda – COPRONAR.

Encerrando o segundo dia, acontecerá uma tarde de campo, com 5 estações do conhecimento:

1 – Desenvolvimento da canola no Brasil (Dr. Bruno Galveas Laviola)

2 – Genótipos de canola (profissionais Advanta e Nuseed)

3 – Soluções De Sangosse para canola (profissionais De Sangosse)

4 – Soluções Sulboro/Borotop para canola (profissionais Sulboro)

5 – Micro-organismos benéficos para o incremento de produção de canola (soluções Pilzi Biotecnologia)

6 – Securitização Agrícola da Canola (Zimermax)

Diante disso, é importante destacar que o evento, de cunho internacional, teve sua primeira edição no ano de 2014, ocorrendo nas dependências do Centro Nacional de Pesquisa de Trigo – Embrapa Trigo e que a produção e estudo sobre a canola vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, muito disso impulsionado por espaços de pesquisa e dissipação do conhecimento, como este. Compartilhar pesquisas e refletir sobre investigações realizadas faz a diferença e espera-se que esta seja mais uma das muitas edições deste evento.