Setrem realiza formação para mais de 500 professores pelo Programa A União Faz a Vida

A Setrem, por meio do seu Programa de Extensão, está realizando, nos meses de fevereiro e março, uma formação para mais de 500 professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de 46 escolas de 15 municípios de abrangência do Sicredi União RS/ES, por meio do Programa A União Faz a Vida (PUFV).

Participam docentes dos municípios de Alecrim, Novo Machado, São Paulo das Missões, Campina das Missões, Porto Vera Cruz, Porto Lucena, Tuparendi, Catuípe, Cândido Godói, Santo Cristo, Senador Salgado Filho, Santo Antônio das Missões e São Borja.

Ao todo, são 18 dias desta formação, que ocorre no Campus Setrem, na qual os professores são provocados a refletir sobre o fazer docente, a partir dos princípios e fundamentos do programa, com o direcionamento das assessoras pedagógicas, e professoras da Setrem, Caroline Führ e Roseli Bianchi.

“Fazer parte do União Faz a Vida é ter a oportunidade de contribuir com a educação local e regional, uma vez que, estando nas escolas, conhecemos a realidade de cada uma delas, nos aproximando mais dos professores e da história daquela escola”, relata Caroline.

Os professores da Educação Infantil compartilharam experiências, intercambiaram percepções e vivências, além de visitar espaços da Escola Infantil Setrem, o ateliê do Clube de Mães e a sala de Metodologias Ativas.

Já os professores do Ensino Fundamental, além de refletir sobre o fazer docente e pensar novos espaços e ações para a práxis educativa, também realizaram dinâmicas pensando os preceitos educativos que cerceiam as formações, através de atividades intuitivas levando em conta o livro de Fundamentos Técnicos e Metodológicos do PUFV.

“O que eu costumo dizer para eles é que ser assessora do programa é, sim, poder contribuir com eles, poder levar propostas diferentes, poder fazer provocações com outros olhares, para eles repensarem as práticas pedagógicas, mas, também, eu, enquanto pessoa e profissional, também trago na minha bagagem muito das conversas e das experiências que eles nos trazem”, completa Roseli.

O PUFV iniciou em 1995 com o projeto piloto na cidade de Santo Cristo. Atualmente, o programa atende mais de 3,7 milhões de crianças e mais de 180 mil educadores, de cerca de 2,6 mil escolas, em 470 cidades de 11 estados brasileiros.

A formação será concluída nos dias 24 e 31 de março, quando participarão diretores e coordenadores pedagógicos das escolas participantes do PUFV.