Setrem Pra Você visa conectar as demandas da comunidade regional com os cursos de graduação da instituição

No ano de seu centenário, a Setrem apresenta mais uma inovação: o Setrem Pra Você, uma plataforma de gestão de Projetos Interdisciplinares de Extensão. De acordo com a coordenadora pedagógica institucional da Setrem, professora Dra. Renati Fronza Chitolina, a plataforma pode ser utilizada pela comunidade externa, empresas, estudantes e professores.

“O objetivo do Setrem Pra Você é conectar as demandas da comunidade regional com os cursos de graduação da instituição, por meio do cadastro de desafios que poderão ser resolvidos por projetos desenvolvidos pelos nossos estudantes, orientados pelos seus professores e mentores”, destaca.

A comunidade poderá acessar a plataforma através desta página, cadastrando desafios por meio do perfil comunidade ou empresa. “Os desafios cadastrados são identificados pela equipe gestora que auxilia no encaminhamento para os cursos de graduação competentes para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, cujo objetivo é resolver os desafios, criando soluções para as demandas”, acrescenta Renati.

Ela explica que a plataforma é atualizada em tempo real, desde o momento do cadastro dos desafios, sendo que quem demanda poderá acompanhar o desafio cadastrado, bem como o projeto ou projetos desenvolvidos a partir do desafio proposto.

Conforme a coordenadora pedagógica institucional, a ideia é que o desafio seja desenvolvido por projetos interdisciplinares com duração de um semestre. “Ao longo deste período, o demandante poderá atuar como mentor voluntário do projeto, acompanhando as etapas do seu desenvolvimento. Mas, caso opte por não ser mentor, receberá por e-mail as atualizações de status dos projetos vinculados ao desafio cadastrado. Com isso, espera-se que, ao fim do semestre, o demandante receba o ‘entregável’, no caso, o produto final.”

Os Projetos Interdisciplinares de Extensão são componentes curriculares da graduação, capazes de mobilizar os conhecimentos estudados no semestre, tendo como princípio que o conhecimento é elaborado integrando teoria e prática no desenvolvimento de soluções para desafios reais.

“Nossos estudantes vivenciam a realidade profissional desde o início do curso com apoio de professores e mentores atuantes no mercado. Com isso, potencializa-se a aplicação dos conceitos estudados gerando entregáveis reais a cada semestre. A vivência profissional começa desde o primeiro dia de sala de aula, enquanto o conhecimento adquirido transforma o mundo ao nosso redor. Ao final da graduação, 100% de nossos egressos terão vivenciado práticas profissionais junto ao mercado”, enfatiza Renati.