Setrem apoia ações de combate à dengue em Três de Maio

No dia 1º Abril, a Setrem recebeu, nas dependências da Pousada do Campus Setrem, servidores da Secretaria Estadual de Saúde, que atuarão no combate à dengue, ao longo dessa semana, em todos os bairros do município de Três de Maio, principalmente nas áreas de maior infestação. Com quatro caminhonetas e equipamentos especializados, os servidores farão a aplicação de inseticida – não tóxico para as pessoas – contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Durante essa semana, é essencial que os munícipes deixem suas residências abertas enquanto o fumacê estiver passando pela rua, facilitando a entra das gotículas do inseticida e, assim, obtendo mais sucesso na ação de combate ao mosquito – lembrando que essa aplicação atinge apenas os mosquitos em sua fase de voo (adultos), mas não afeta os mosquitos que ainda estão em sua fase larval, então é preciso que continuem as ações de esvaziamento e limpeza de qualquer potencial foco de dengue, sejam potes de flor, vasilhas ou quaisquer depositórios de água parada nos quintais, terrenos e demais locais.

É importante ressaltar que o município de três de maio possui 1129 casos de dengue confirmados, com 1 óbito declarado, e que nos encontramos em um cenário preocupante em um nível estadual e regional, nos deparando pela primeira vez com uma situação de epidemia de dengue como essa, que tem deixado milhares de pessoas extremamente debilitadas e tem superlotado as unidades básicas de saúde e o hospital municipal.

Portanto, além dos cuidados e da conscientização de cada munícipe, também está acontecendo – com o apoio do Time de Sunstentabilidade Social da Setrem – uma campanha de doação de sangue, já que o sangue doado é utilizado para a transfusão de sangue, que é necessária em diversas situações, tais como anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves. No cenário atual, a busca por sangue se intensificou para as pessoas que estão sofrendo complicações da dengue. Essa situação assombra todo país, em especial os municípios da nossa região.

Critérios básicos para a doação:

  • sentir-se bem, com saúde;
  • apresentar documento com foto, válido em todo território nacional;
  • ter entre 18 e 65 anos de idade;
  • ter peso acima de 50 Kg;

Recomendações para o dia da doação:

  • nunca vá doar sangue em jejum;
  • faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação;
  • não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
  • evite fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
  • evite alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação;

Obs: as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, sobem em andaimes e praticam paraquedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por 12 horas antes da doação.

Quem NÃO PODE doar?

  • pessoas com diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;
  • mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
  • pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e Doença de Chagas;
  • usuários de drogas;

Tendo isso em vista, fazemos um chamado à solidariedade de todos os colaboradores, estudantes e acadêmicos da Setrem e, também, para todos os munícipes que estejam em condições de doar sangue, para que façam a diferença, realizando uma doação e não deixem de tomar todos os cuidados e fazer a sua parte, para evitar que essa epidemia tome proporções ainda mais preocupantes.

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo