Tem como objetivos oferecer atendimento psicológico à comunidade e contribuir para a formação clínica de psicólogos. Embasa as intervenções clínicas a partir de diferentes abordagens teóricas (Psicanálise, Terapia de Família, Psicodrama e Terapia Cognitivo-Comportamental). Oferece atendimento clínico para crianças, adolescentes, adultos e idosos, por meio de:
Entrevistas de acolhimento;
Psicoterapia individual, familiar ou em grupo;
Avaliação psicológica e avaliação neuropsicológica.
O Serceps recebe encaminhamentos das escolas, da rede de atenção à saúde, da rede de assistência social e dos profissionais da comunidade. Acolhe também a busca espontânea individual e familiar.
Núcleo de consultoria voltado às empresas que atuam no segmento da indústria, comércio e serviços, com intuito de auxiliar em:
Recrutamento e seleção de pessoal;
Análise de funções (responsabilidades e competências);
Acompanhamento do colaborador no período laboral inicial;
Entrevista de desligamento;
Treinamento, capacitação e desenvolvimento;
Avaliação de perfil;
Diagnóstico organizacional; e
Pesquisa de clima organizacional e de satisfação no trabalho.
O Núcleo de Projetos Psicossociais à Comunidade realiza atividades junto a grupos e organizações da sociedade, compreendendo o sujeito inserido em seu contexto. Busca agregar reflexões e potencializar os sujeitos; compor análises institucionais e estratégias de intervenção; desenvolver práticas clínicas, nos mais diferentes espaços; articular estratégias de promoção, prevenção de saúde e clínica ampliada. Volta-se assim, a realização de trabalhos de acompanhamento a partir das demandas encaminhadas por escolas, empresas, organizações não-governamentais e associações comunitárias.
O NAPTEA tem como objetivo atuar em diferentes demandas que tenham como foco o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Realiza avaliações do desenvolvimento em crianças pré-escolares, com suspeita do transtorno, investigando possíveis comprometimentos nas habilidades sociocomunicativas e comportamentais (comportamento restrito e estereotipado), observando também as potencialidades da criança.
Além disso, desenvolve seu trabalho conforme as demandas da comunidade e os interesses dos estagiários, oferecendo formação, palestras e assessoria para os profissionais da área da saúde e da educação, bem como atuando no atendimento clínico da pessoa com TEA e/ou da sua família.
Avaliação da criança com suspeita de TEA;
Formação, palestras e assessoria para profissionais da educação e saúde;
Atendimento clínico da pessoa com TEA e/ou da sua família.