Psicologia da Setrem promove atendimento de rua durante o Brique da Praça

Atividade acontece na manhã deste sábado, 11/03, na Praça da Bandeira em Três de Maio

Neste sábado, 11/03, no período das 9h às 12h, acontece, durante o Brique da Praça na Praça da Bandeira de Três de Maio, a primeira atividade do Projeto de Extensão “Psicanálise Sem Fronteiras: Atendimento de Rua”, realizado pelo curso de Psicologia da Setrem.

O projeto, que ocorrerá no segundo sábado de cada mês, tem como objetivo principal acolher e escutar, com ética e sigilo, os cidadãos três-maienses, levando em conta que os sujeitos precisam ser ouvidos e têm a necessidade de externar suas angustias.

As atividades deste sábado serão voltadas ao mês da mulher e acontecerão através de uma roda de conversa com as mulheres do município, junto à professora do curso de Psicologia da Setrem e idealizadora e coordenadora do projeto, Maiara Perini Bastos, e aos estagiários do curso, com o tema “A função e os desafios da mulher na contemporaneidade”.

Além dos integrantes do curso de Psicologia e do público participante, estarão presentes, também, duas profissionais para fazer parte desse momento de partilha e escuta. São elas: a enfermeira Tatiane Wachter, que atua na Unidade Básica de Saúde aqui no município, e a vereadora Gilcéia da Silva Losekann, que trabalha no combate à violência contra a mulher.

A ideia para realizar esse projeto, que já acontece em outros estados, surgiu em uma aula de Psicologia ministrada pela professora Maiara. Em uma atividade integrada, em um sábado, os estudantes se deslocaram até a Praça da Bandeira e realizaram um “atendimento de rua”, escutando e acolhendo as pessoas que iam até eles. E, assim, percebeu-se a necessidade de executar esse projeto também em Três de Maio.

Nesse sentido, “a propriedade para realizar essa escuta especializada do sujeito se dá pelo fato de os estudantes de psicologia – atuantes no projeto – estarem em constante aprendizagem, seja durante as disciplinas, ao longo dos estágios, durante as orientações e reflexões teóricas e, também, em grupos de estudo específicos sobre o projeto em questão”, explica a docente.

É importante destacar que atividades que envolvem os munícipes em geral já acontecem através do curso de Psicologia da Setrem. Como exemplo disso, pode-se citar o Serviço-Escola de Psicologia da Setrem – Serceps, além de projetos e núcleos que são constantes no curso.