Projeto Movidos pelo esporte: perspectivas para 2024

Com o objetivo de oportunizar uma nova prática esportiva às crianças, para um desenvolvimento mais amplo em questões físicas, de saúde e como meio de educação e múltiplas inteligências, nasceu o Projeto “Movidos pelo Esporte”, que, com seus primeiros passos em setembro de 2023, se estende para o ano de 2024

Esse ano vamos dar continuidade ao projeto, iniciado pelo professor Fipo, junto a Setrem, garantindo vaga para todos os alunos que já participavam em 2023 e ampliando a participação para as crianças nascidas no ano de 2015 (além das crianças que ja eram contempladas nascidas em 2011, 2012, 2013 e 2014). Nosso objetivo maior é consolidar o projeto. Pretendemos aumentar o número de participantes, atender todas as escolas do ensino público do município. A gente sabe do potencial e quão transformador é o esporte na vida das pessoas. Para isso não vamos medir esforços para oferecer uma boa estrutura e treinamentos adequados para um bom desenvolvimento do esporte- frisando aqui uma grande parceira que temos com o projeto do Sojão de Santa Rosa, afirma Kenny Gelain, professor e coordenador do projeto.

Para a possibilidade de executar o projeto, a Setrem disponibiliza transporte para os estudantes, e conta com a coordenação e execução de um professor que é formado em Educação Física, Kenny Gelain, que realiza os treinamentos semanalmente. Também, há a parceria e o suporte técnico para o desenvolvimento das atividades do Sojão Basquete Clube de Santa Rosa.

O Projeto “Movidos pelo esporte” conta, hoje, com a disponibilidade de 20 vagas por escola, destinada a todas as escolas do município, tendo como instrumento de inscrição um formulário online – lembrando que a inscrição deve ser feita até o dia 15 de março e que a confirmação da inscrição está sujeita à disponibilidade de vaga e será realizada via whatsApp pela equipe organizadora.

Numa perspectiva para o ano de 2024, já temos, no nosso plano, a participação em dois festivais de basquete e amistosos regionais. Teremos um grande salto no objetivo do projeto, pois, neste ano, alunos que tiverem destaque no desenvolvimento esportivo (aliado a um bom desempenho escolar) terão a possibilidade de participação no campeonato estadual de basquete, através de uma parceria consolidada com o projeto do Sojão e com o Instituto Sinodal Da Paz de Santa Rosa.

Mais treinamentos, mais desenvolvimento, maior desempenho e todos nós saímos ganhando. Esse é o nosso grande objetivo com o basquetebol – projetando mais treinamentos, mais participações em festivais e competições, há a perspectiva e intenção de ampliar esse modelo para outros esportes, conforme for o desenvolvimento e interesse da comunidade e a compreensão de que o esporte praticado na infância faz a diferença, caracterizando-se como uma ferramenta muito forte na formação e educação dos nossos pequenos munícipes, fazendo a diferença na comunidade.