Programa de Aprendizagem Profissional da Setrem conquista 5 classificações no Concurso Literário para Aprendizes do Rio Grande do Sul

O Programa de Aprendizagem Profissional da Setrem participou de mais uma edição do Concurso Literário para Aprendizes do Rio Grande do Sul, que contou, num panorama geral, com mais de 100 trabalhos inscritos nas categorias de Prosa, Verso e Imagem, tendo como temática “Trabalho Infantil, Proteção Social e Aprendizagem Profissional”.

O concurso é uma promoção da Associação Gaúcha de Auditores do Trabalho (AGITRA) com o apoio da Superintendência Regional do Trabalho e Previdência do Estado do Rio Grande do Sul e acontece através do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (FOGAP) e do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador do Rio Grande do Sul – FEPETI.

Anterior à inscrição no concurso, os aprendizes da Setrem participaram de um processo interno de preparação, aperfeiçoamento e encorajamento, que contou com o apoio da professora Ângela Vieira, que, nos componentes de Redação Executiva e Técnica, Gestão de Pessoas e Comunicação, abriu espaço para o desenvolvimento dos trabalhos.

Eles desenvolveram em sala de aula a atividade. Como eram três categorias, eles puderam escolher a que se identificavam mais. Prosa, poesia e imagem. Tivemos inscritos nas três categorias. O concurso acontece todo ano e, novamente, todos participaram, podendo ter espaço para desenvolver e aprimorar os trabalhos. Para incentivá-los, foi realizada a exposição desses trabalhos no Campus Setrem, afirma a professora do Programa de Aprendizagem Profissional, Ângela Vieira.

Após inscritos os trabalhos, nossos aprendizes obtiveram um total de cinco classificações em duas das três categorias. São elas:

Categoria Prosa:

1º Lugar – “Aprendizagem profissional prevenindo o trabalho infantil e garantindo futuros promissores”, aprendiz (Setrem) Andrieli Fernanda Zamberlam;

2º Lugar – “Caminhos para um futuro promissor”, aprendiz (Lactalis do Brasil) Yasmin Ludwig;

3º Lugar – “O trabalho infantil e a importância da proteção social e da aprendizagem profissional para combatê-lo”, aprendiz (Br Vet Tecnologia Veterinária) Evelyn Luiza Mayer;

Categoria Verso:

2º Lugar – “Desenvolvimento Infantil”, aprendiz (Lactalis do Brasil) Lucas Eduardo da Rosa

2º Lugar (em empate) –  “Vozes Unidas: Trabalho Infantil – proteção social e aprendizagem profissional”, aprendiz (Associação Hospitalar de Tucunduva e Novo Machado) Sarah Cristina Turra Arcaro;

Os trabalhos classificados culminarão em um livro, a ser lançado no dia 20 de novembro, no Teatro da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com solenidade de abertura para dois eventos: Feira do Jovem Aprendiz e Encontro Nacional de Auditores Fiscais do Trabalho da Aprendizagem Profissional.

De acordo com a coordenadora do programa, Vanessa Andréia Schneider, no livro, observamos a construção literária e artística de jovens e adolescentes que fazem parte de Programas de Aprendizagem Profissional de Entidades Qualificadoras ligadas ao Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional do RS (FOGAP). Essas entidades, juntamente com empresas parceiras, dedicam-se diariamente para oferecer condições apropriadas de ingresso no mundo do trabalho, fomentando a sede por conhecimento e direcionando para caminhos de crescimento profissional e pessoal, instigando o protagonista de sua história e, muitas vezes, proporcionando a oportunidade de mudar de vida.

Diante disso, é necessário destacar que nada disso seria possível sem o apoio e o comprometimento das empresas parceiras do Programa de Aprendizagem Profissional da Setrem, que permitem que nossos aprendizes ocupem um espaço de constante aprendizado e evolução, se fazendo presente e auxiliando em cada processo; e que promoções como essa são importantes e fazem a diferença, pois, além de valorizar e estimular a expressão e a criatividade de nossos jovens aprendizes, também os auxiliam a compreender questões imbricadas em seu cotidiano nas empresas e em sala de aula, indo além da grade curricular.