Professora e Pesquisadora da Faculdade de Agronomia participa de Encontro Abelheiro em Carazinho

Nos dias 03, 04 e 05 de outubro, na cidade de Carazinho, aconteceu o Encontro Abelheiro, um evento que reuniu mais de 70 expositores e teve espaço no Ginásio Municipal da Acapesu, onde estabeleceram-se estandes com venda de mel, oficinas práticas, conversas técnicas e rodadas de negociações.

O evento foi organizado pela Associação Agrícola UCAPI – Apicultores e Meliponicultores em parceria com a Védera Nutrição Animal e, através de workshops práticos, oficinas de capacitação e um mega feirão de vendas com as principais empresas do setor, colocou em evidência a importância da criação de abelhas, aprimorando conhecimentos e estreitando laços entre consumidores, empresários, pesquisadores e entusiastas no assunto.

Para o presidente da comissão organizadora do evento, César Souza, “O Encontro Abelheiro teve um grande mérito que foi aproximar pesquisadores e produtores. Nos foi lançado um desafio e na próxima edição deveremos ter uma programação que aborde a importância da apicultura e da meliponicultura de precisão”.

Além de oficinas sobre gastronomia, meliprodutos cosméticos e alimentícios  e exposições de produtos de apicultura e melicultura, empresas e instituições como Emater,  Senar, Semicroop, Abrascanola, UERGS, Sebrae, Stara, Gran Rinati, Simbiose, Embrapa e o Sindicato Rural de Carazinho também realizaram estações do conhecimento sobre temáticas abelheiras.

Nesse sentido, a Setrem esteve representada pela professora, pesquisadora, no projeto Bee Care, e coordenadora da empresa ACOBIO, Cinei Riffel, acompanhada pelo acadêmico da Faculdade de Engenharia de Computação, e também participante do Bee Care, Felipe Attuati, na Estação Setrem, em que a temática tratada foi  “MIP – manejo integrado de pragas” , e na Estação S, junto às empresas Sebrae Agronegócio, Stara, Setrem, Sindicato Rural de Carazinho, Farsul, Senar, Semicroop e Simbiose, tratando da “Apresentação de Técnicas Agrícolas pró-abelhas”.

O encontro foi de grande valia para setor de produção de mel. Oportunizou um encontro de um público preocupado com a sustentabilidade, sobrevivência das abelhas em nosso meio. Foi muito bom estar no meio deste público. Um público que parece que entende o que a gente fala, um público que busca alternativas para em momento algum agredir o ambiente, as pessoas que nela vivem e as pessoas que desse ambiente dependem. Foi relevante para nós, ACOBIO/Setrem, fazer parte, pois cada vez mais nos firmamos como excelência em controle biológico, em propor alternativas para uma produção de alimentos sustentáveis, afirma Cinei Riffel.

O evento fez a diferença para o campo de pesquisa sobre abelhas na região, dando visibilidade para os pesquisadores e, também, para os produtores locais, reunindo um público de aproximadamente 3.500 pessoas e um fluxo de negócio de 350 mil reais. Portanto, a previsão é que, em 2024, aconteça outra edição deste encontro, que, conforme dito anteriormente, virá com o desafio de abordar a importância da apicultura e da meliponicultura de precisão.

Foto: Prefeitura Municipal de Carazinho

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo