Dr. Rodrigo Righi

Membro sênior da IEEE e membro sênior da ACM, bolsista de produtividade do CNPq e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde também atua como pesquisador e orientador de alunos de iniciação científica, TCC, mestrado e doutorado. Possui pós-doutorado, realizado no KAIST (Korea Advanced Institute of Science and Technology) – Coreia do Sul, com ênfase nas áreas de Internet of Things e Cloud Computing. O mestrado e o doutorado em Ciência da Computação foram feitos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (conclusões em 2005 e 2009, respectivamente). Em especial, o doutorado foi feito na modalidade sanduíche na Tecnische Universitaet Berlin, Alemanha. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (conclusão em 2003).

Tem experiência na área de Ciência da Computação, mais particularmente nas subáreas que envolvem a computação paralela e distribuída. Atua nos seguintes temas: avaliação de desempenho, migração e escalonamento de processos, balanceamento de carga e adaptação da comunicação em ambientes distribuídos (Cluster, Grid, Fog e Cloud), computação na área da saúde e Internet of Things.

O prof. Rodrigo também fez parte do Comitê de Assessoramento da FAPERGS no que tange a área da Computação, com gestão no período de 2017 a 2019. Ainda, prof. Rodrigo possui experiência na coordenação e como integrante em projetos de pesquisa de cunho nacional e internacional, envolvendo empresas como Siemens, HT Micron Semicondutores e DELL Computadores. Atua também na coordenação de projetos de apoio a eventos científicos suportados pela CAPES, CNPq e FAPERGS. Prof. Rodrigo é revisor de periódicos internacionais conceituados na área como IEEE Cloud Computing, Future Generation Computer Systems, IEEE Communications Magazine e ACM Transactions on Cyber-Physical Systems, bem como membro permanente do Comitê de Programa de conferências nacionais como SBCUP, ERAD, ERRC e WSCAD-SCC. Por fim, Rodrigo é membro das seguintes instituições: IEEE (membro sênior), ACM (membro sênior), ACM (membro sênior), IADIS, INSTICC e SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

Pular para o conteúdo