Dr. Dalvan Griebler

Possui Doutorado em Informática pela Universitá di Pisa – UNIPI (2016) na área de Modelos de Programação Paralela e Doutorado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2016) na área de Processamento Paralelo e Distribuído (PPD). Mestrado em Ciência da Computação pela PUCRS (2012) na área de PPD e Graduação em Redes de Computadores pela Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM (2009).

Atualmente é Pós-Doutorando na PUCRS, coordenador de pesquisa no Grupo de Modelagem de Aplicações Paralelas – GMAP e Professor na SETREM. Foi fundador e atualmente é coordenador e pesquisador do Laboratório de Pesquisas Avançadas para Computação em Nuvem – LARCC da SETREM. Foi professor visitante em instituições da Alemanha e Espanha. Coordena e trabalhou em projetos de pesquisa com diferentes empresas e órgãos governamentais (FAPERGS e CNPq). Atua em comitês técnicos de programas de conferências internacionais e nacionais. É editor-chefe da REABTIC (SETREM), editor associado dos periódicos Supercomputing (Springer) e IJCA (Taylor & Francis), revisor de periódicos internacionais da Elsevier, IEEE, Springer e Wiley, membro da comissão deliberativa da CRAD/RS (Comissão Regional de Alto Desempenho da Região Sul) e representante institucional da SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

Tem mais de 50 artigos científicos publicados em periódicos e conferências internacionais e nacionais. Concluiu mais de 30 orientações e supervisões, onde estão incluídos alunos de graduação e pós-graduação. Além disso, possui interesse de pesquisa nos seguintes tópicos: ciência de dados; engenharia de dados; big data; data stream; inteligência artificial; linguagens de programação; modelagem de aplicações paralelas; computação em nuvem; sistemas autonômicos e autoadaptativos; data center; redes de computadores; e internet das coisas.

Pular para o conteúdo