César A. F. De Rose

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (1990), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1993) na área de Processamento Paralelo e Distribuído, doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de Karlsruhe (KIT), Alemanha (1998) na área de Gerência de Recursos em Arquiteturas Paralelas e pós-doutorado na University of Southern California (USC), USA, 2019, na área de Processamento de Grandes Volumes de Dadosv (Big Data). Atualmente é professor titular da Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) onde integra o Programa Pós-Graduação em Ciência da Computação desde 1999.

Tem interesse nos seguintes temas: Gerência de Recursos em Arquiteturas Paralelas, Processamento Paralelo e Distribuído, Máquinas Agregadas (Cluster), Grades Computacionais (Grids), Computação em Nuvem (Cloud) e Virtualização. Foi fundador e atualmente é pesquisador sênior do Laboratório de Alto Desempenho da PUCRS (LabLAD). Em 2014 recebeu o prêmio destaque da pesquisa gaúcha nas áreas de matemática, estatística e computação concedido pela FAPERGS (Prêmio Pesquisador Gaúcho).

Sua atuação na área de simulação de nuvens computacionais, com participação no desenvolvimento da ferramenta CloudSim, é reconhecida internacionalmente, e resultou em publicações que já receberam mais de 4500 citações (GS). É bolsista de produtividade 2 do CNPq desde 2010 e senior member da IEEE. Em 2001, participou do grupo que organizou a primeira Escola Regional de Alto Desempenho do Rio Grande do Sul (ERAD-RS), evento que está completando duas décadas de existência, já tendo capacitado centenas de alunos de graduação e pós-graduação, e que foi replicado em vários outros estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e estados do nordeste.