O Novo Ensino Médio e sua implementação na Setrem

Em 2017, o Ministério da Educação, por meio da Lei n° 13.415/2017, determinou a reorganização curricular do ensino médio nas escolas públicas e privadas. A partir desta data, etapas foram cumpridas pelas escolas, a fim de ajustar a carga horária e, em 2022, a nova organização curricular precisou ser iniciada.

Cumprindo com a legislação vigente e também oferecendo uma carga horária diferenciada, o Novo Ensino Médio (NEM) da Setrem, que iniciou em 2022, totaliza 3300 horas de aula, que são distribuídas ao longo dos três anos do Novo Ensino Médio. Além da Formação Geral Básica (FGB), que corresponde aos componentes curriculares tradicionais, há também a oportunidade de escolher entre dois Itinerários Formativos (IF), além de vivenciar as experiências do Projeto de Vida, no qual os estudantes se desenvolvem de maneira integral, conhecem as oportunidades do mercado trabalho, profissões e opções para sequência dos estudos (Curso Técnico e Ensino Superior).

Os Itinerários Formativos são compostos por componentes curriculares que proporcionam maior aprofundamento e vivências em determinadas áreas do conhecimento. O itinerário das Ciências da Vida e suas Tecnologias agrupa a área das ciências da natureza e da matemática, dando voz para o pensamento computacional, inovações tecnológicas, bioética, entre outros. Enquanto que o itinerário das Ciências Criativas e suas Tecnologias perpassa as áreas das linguagens e códigos, sociais e humanas, instigando a criatividade, comunicação e comprometimento sustentável. Os estudantes podem optar por um dos itinerários e seguir esta trilha de aprofundamento durante a 1ª e 2ª série.

Além disso, a oportunidade ímpar de currículo está na 3ª série, que é revisional, ou seja, é um preparatório para as provas do Enem e vestibulares com a mesma dinâmica de aulas de cursinhos preparatórios.

O currículo do NEM da Setrem traz nuances conservadoras, garantindo a construção do conhecimento e performance acadêmica, mas também imprime muita inovação e vivências cotidianas.
Venha você também escrever a sua história na Setrem. Um lugar para crescer e se desenvolver!

Por: Fernanda Sartor, Coordenadora Ens. Fundamental – Anos Finais e Ens. Médio