O Curso Técnico em Agropecuária

O técnico em agropecuária é um profissional crucial no setor agrícola e pecuário, desempenhando um papel fundamental para atender as demandas da produção agropecuária e a organização do agronegócio.

Com uma formação técnica de nível médio, que abrange produção vegetal, animal e agroindústria, este profissional é vital para o crescimento econômico e social do país. Suas principais atividades incluem: planejamento da produção, levando em conta aspectos como clima, solo, mão de obra e recursos financeiros; execução de tarefas como plantio, colheita, irrigação e aplicação de defensivos; acompanhamento da qualidade e produtividade das culturas e criações e fiscalização para garantir o cumprimento das normas sanitárias e ambientais.

Na área de atuação, o técnico pode se envolver com a produção vegetal, trabalhando com cultivos variados, desde grãos até frutas, hortaliças e flores. Na produção animal, a criação de gado, suínos, aves e peixes, além da produção de leite, carne e ovos, fazem parte de seu escopo de trabalho. E na agroindústria, o profissional está envolvido no processamento de produtos agrícolas e pecuários.

Para se tornar um técnico em agropecuária, é necessário concluir o ensino médio e prosseguir com um curso técnico na área. A Setrem, sob a coordenação do professor Dr. Rodrigo Danielowski, oferece este curso com duração de 2 anos e meio, com aulas programadas para noites e sábados, permitindo que os estudantes possam trabalhar durante o dia. O mercado de trabalho para estes profissionais é amplo e promissor, refletindo a importância do agronegócio na economia.

Os diferenciais da formação pela Setrem incluem mais de 50 anos de experiência na formação técnica em agropecuária, um curso com forte enfoque prático alinhado às exigências do mercado, que inclui dias de campo. A instituição oferece técnicas avançadas de cultivo e criação, com mais de 15 espécies cultivadas, além de infraestrutura completa para manejo animal, incluindo um Tambo de Leite, áreas de pomar, horticultura e estufas hidropônicas. As aulas práticas em agroindústria são complementadas por laboratórios especializados em diversas áreas. As matrículas para o curso estão abertas para o ano de 2024, e não é necessário passar por um processo seletivo.

Por: Rodrigo Danielowski, coordenador do Curso Técnico em Agropecuária

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo