Lideranças da Setrem participam de Formação Executiva da Rede Sinodal de Educação

Créditos da foto: Leandro Augusto Hamester

Nos dias 21 e 22 de março, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei, em São Leopoldo, aconteceu a 1ª Edição da Formação Executiva da Rede Sinodal de Educação. O evento reuniu em torno de 110 profissionais de escolas da rede (coordenadores e lideranças administrativas), representando 35 educandários do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

Nas palavras do diretor executivo da Rede Sinodal de Educação, Jonas Rückert, o evento foi produtivo e instigador, que nos traz inquietações a partir das temáticas propostas; num formato e estrutura diferenciados, com muitas possibilidades de interação, indo ao encontro de um dos objetivos do Planejamento Estratégico da Rede Sinodal de Educação, que é o benchmarking.

A formação contou três diferentes programações, envolvendo três diferentes públicos: Coordenadores das Escolas, Coordenadores de Curso do Ensino Superior e Lideranças Administrativas das Escolas da Rede Sinodal de Educação – numa jornada de dois dias, com palestras, espaços de diálogo, workshops, atividades práticas e momentos de integração.

Na formação destinada aos coordenadores das escolas, estiveram presentes a coordenadora da Educação Básica da Setrem, Ana Cláudia Leite, a coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Andrieli Hahn, e a coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio, Ângela Balz, participando de dois dias repletos de reflexões sobre a educação, dentre as quais, podemos destacar o workshop “4 Factors: fatores essenciais de gestão”, por Daniel Quintana Sperb e as falas “Cultura de feedback na Educação”, por Caroline de Cezaro, e “Avaliação por nota real e a reputação acadêmica em escolas de Educação Básica”, por José Rigoni.

A partir dos insights da formação, a coordenadora e professora Ana Cláudia Leite compartilha:

Durante anos, a educação foi muitas vezes definida por padrões rígidos, métodos de ensino tradicionais e uma mentalidade de ‘uma abordagem serve para todos’. No entanto, à medida que avançamos no século XXI, estamos testemunhando uma transformação fundamental no mindset educacional. Essa mudança de paradigma reconhece que cada estudante é único, com diferentes estilos de aprendizagem, interesses e habilidades. Não podemos mais nos contentar em simplesmente despejar informações nestes e esperar que absorvam. Em vez disso, precisamos adotar uma abordagem mais personalizada e inclusiva, que valoriza a individualidade de cada estudante.

Na formação voltada aos coordenadores de ensino superior, participaram a Coordenadora Pedagógica Institucional, Elisabete Andrade, e o coordenador da Faculdade de Engenharia de Computação, Fauzi Schubeita, que, nestes dois dias, puderam refletir sobre não apenas habilidades administrativas, mas também competências interpessoais, éticas e pedagógicas, podendo destacar, entre as reflexões, o curso “4 Factors – Fatores essenciais de gestão”, ministrado por Daniel Quintana Sperb, e a proposição sobre “A cultura de feedback nas Instituições de Ensino Superior”, por Caroline de Cezaro.

A Formação Executiva para Coordenadores do Ensino Superior se desenvolveu num clima de projeção a novas possibilidades de atuação como Ensino Superior e como rede, indicando caminhos, apresentando situações reais de trabalho, integrando tradição e inovação. Excelente organização, um destaque especial aos conteúdos abordados e aos profissionais que estiveram conosco. De fato, considero que foi um espaço de desenvolvimento profissional, pois me fez olhar para frente, pensar em novas alternativas de atuação, com vistas às atuais exigências das pessoas e do mercado, compartilha a coordenadora pedagógica Elisabete Andrade.

Já a formação voltada a Lideranças Administrativas das Escolas da Rede Sinodal de Educação, que veio com o objetivo de desenvolver habilidades cruciais para o sucesso dos profissionais que ocupam cargos de gestão administrativa, contou com a presença da Coordenadora Administrativa e Finaceira da Setrem, Jane Lauschner, e da Assessora de RH da Setrem, Jéssica Pooder, que puderam participar de reflexões que as levaram a fortalecer as habilidades técnicas e, ainda, cultivar a visão estratégica e a sensibilidade para liderar de maneira ética e eficiente em um ambiente educacional dinâmico, dentre as quais, podemos destacar a reflexão sobre “Cultura de feedback em Instituições de Ensino”, por Caroline de Cezaro, um panorama de reflexões sobre “Finanças Corporativas” e, ainda, o workshop “Ecossistemas educacionais – desafios para a inovação aberta”.

Foi um evento gratificante e de muito aprendizado, principalmente por nos desafiar a olhar para nossos controles gerenciais internos e dar fundamental importância na análise financeira junto aos projetos didáticos e suas prioridades. Olhar para a inadimplência x fluxo de caixa. Rigidez sobre orçamentos e compras. Buscar mais parcerias com empresas, ter um diferencial competitivo, algo inovador e trabalhar com marketing forte. Além disso, nos colocarmos mais próximos das famílias dos nossos alunos para entendermos suas demandas e necessidades, expressa a coordenadora administrativa e financeira Jane Lauschner.

Durante a formação, um dos principais assuntos discutidos foi a importância de promover uma cultura de feedback do líder para o liderado. Comunicar-se de maneira precisa em nossas observações e avaliações é fundamental para estabelecer um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento contínuo para todos. Trago comigo ainda mais a relevância do valor da clareza e da verdade, ao fornecer feedbacks, através de diálogos construtivos para impulsionar o crescimento profissional de forma exponencial. Além do networking com outros colegas da Rede, que foram valiosos. Estou com o brilho no olho e com o sentimento de que estamos em um caminho de transformação, acrescenta a assessora de RH Jéssica Pooder.

Nessa perspectiva, essa formação, que abrangeu diversas áreas e ramificações das habilidades a serem fomentadas e desenvolvidas nas lideranças dos mais diversos níveis de ensino, trouxe significativas contribuições para o fazer pedagógico e administrativo da Setrem, além de oportunizar momentos de conexão e experiências que, sem dúvida alguma, transformaram as compreensões de nossas lideranças e inspiraram o seu fazer a diferença.

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