Lançado desafio para estimular soluções inovadoras para a economia local

Em tempos difíceis as grandes parcerias, a cooperação e a colaboração podem ser grandes oportunidades para superação e o alcance do desenvolvimento. Com este espírito, foi criado um dos eventos que vai marcar os 75 anos da Sicredi Noroeste RS, em parceria com a Fahor e a Setrem: o Desafio de Soluções Inovadoras para o Desenvolvimento da Economia Local que foi lançado nessa quarta-feira, 28 de abril, no Horizonte Ambiente Empreendedor.

A live de lançamento contou com alguns canais de imprensa e lideranças das instituições promotoras do evento, representadas pelo vice-diretor da Fahor, Marcelo Blume, pela gerente da Sicredi de Horizontina, Elenice Zingler e pelo coordenador de projetos estratégicos da Setrem, Edinei Steffen. Participaram ainda, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Horizontina, Gilmar Quintiliano, representando prefeitos e secretários dos 12 municípios de ação da Sicredi Noroeste, a gestora executiva da Aciap, Bibiane Wehner da Rocha e o coordenador do Ambiente Empreendedor, Fauzi Shubeita, bem como demais professores da Fahor e representantes do Poder Público.

O objetivo do Desafio de inovação e empreendedorismo lançado por Sicredi, Fahor e Setrem é incentivar a criação de soluções inovadoras para desenvolver a economia local na área de ação da cooperativa Sicredi Noroeste, composta por 12 municípios. Envolvendo associados da Cooperativa, podendo ser empresários, profissionais, estudantes, professores, pretende-se estimular o surgimento de soluções inovadoras que fortaleçam negócios de varejo e indústria de bens e serviços locais.

Os interessados em participar do Desafio no formato de maratona (hackathon), devem formar equipes de até 4 pessoas para participar de todo o processo, que terá 40 horas de muito aprendizado e experiências práticas. As melhores ideias serão premiadas com mais de 50 mil reais somando prêmio em dinheiro, assessoria e apoio para aplicar nos negócios vencedores. O Hackathon será realizado de 10 de junho a 10 de julho e inicia com oficinas e palestras e tem sequência numa série de mentorias para que as equipes tenham orientação de seleção e foco de ideias, modelagem de negócios, design thinking, visibilidade financeira, viabilidade mercadológica, prototipagem. Os mentores serão profissionais das entidades promotoras e convidados que contribuirão com o projeto e apoio técnico.

Ao final, as propostas serão apresentadas em formato de pitch a uma banca avaliadora, que vai pontuar e definir as propostas vencedoras. As três melhores ideias receberão diversos incentivos para aplicar no negócio, bem como mentorias e incubação nas Incubadoras Tecnológicas da Fahor ou da Setrem. Todos os participantes receberão brindes dos 75 anos da Sicredi.

As inscrições podem ser realizadas na página abre.ai/hack-sicredi-75 até o dia 29 de maio.

Confira abaixo a live de lançamento do Desafio.

Related Posts