Laboratório de Análises de Sementes da Setrem atesta conformidade em testes em comparação com outros 60 laboratórios

A comparação, que acontece desde o início das atividades do laboratório, garante que há qualidade nos resultados das análises realizadas

O Laboratório de Análises de Sementes da Setrem, parte integrante do curso de Agronomia, tem o objetivo de “fornecer, através de análises padronizadas, informações detalhadas sobre o potencial de desempenho das sementes” e coordenado pela, também professora do curso de Agronomia e doutora em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPel), Letícia Holbig Harter.

Credenciado no Registro Nacional de Sementes e Mudas – RENASEM que pertence ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Lab Sementes realiza, frequentemente, teste de Germinação e Vigor (soja e trigo), mas, também, disponibiliza análise de pureza, teste de tetrazólio e Peso de Mil sementes.

Os agricultores dos municípios da região, como Alegria, São José do Inhacorá, Horizontina, Independência, Tuparendi, Tucunduva e Doutor Maurício Cardoso, trazem suas amostras próximo a época de semeadura, para verificar a qualidade das sementes.

Desde o início de suas atividades, em 2009, o laboratório participa da comparação interlaboratorial, que ocorre a cada 2 anos e tem o objetivo de garantir que há qualidade nos resultados das análises realizadas.

No ano passado, o Laboratório de Análise de Sementes da Setrem, em uma comparação entre 60 laboratórios de todo o Brasil, atestou conformidade nas seguintes análises: pureza, germinação, peso de mil sementes, vigor pelo teste de envelhecimento acelerado e tetrazólio.

Nesse sentido, além da conformidade, o diferencial que pode ser percebido no Lab Sementes Setrem é a realização dos testes inteiramente de acordo com as regras de análise de sementes, a frequente verificação e calibração dos equipamentos e o treinamento constante da equipe responsável pelas análises.

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo