Laboratório de Análise de Solos da Setrem conquista selo de qualidade pelo 12º ano consecutivo

O Laboratório de Análise de Solos da Setrem (Lab. Solos) é demandado por produtores rurais e inúmeras entidades ligadas ao setor agropecuário, executando análises químicas do solo (básica e completa com micronutrientes), análise granulométrica (visando atender a nova classificação do solo pelo MAPA) e análise de tecido foliar de macronutrientes para mais de quarenta municípios da região noroeste do RS, bem como para outras regiões do estado.

A equipe de trabalho que dá conta de todas essas demandas é constituída pela Laboratorista/analista com formação em Química Industrial, Neusa Reichert, a auxiliar de laboratório e acadêmica de agronomia, Lidiane Kich, e a estagiária, que atua na recepção e protocolos e cursa engenharia da computação, Caroline Dietrich. O coordenador e responsável técnico com formação em Agronomia e mestrado em Ciência do Solo é o Eng. Agrônomo Paulo André Klarmann.

Por ano, são realizadas mais de 4.000 análises entre solos e tecido vegetal no Lab. Solos e a qualidade destas análises é atestada desde 2012, quando foi conferido o primeiro Certificado de Controle de Qualidade, fazendo por merecer o Selo de Qualidade, por meio da Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo e de Tecido Vegetal dos estados do RS e SC (ROLAS).

Para o coordenador, Paulo André, esse selo representa que o trabalho da equipe está sendo realizado de forma correta seguindo as metodologias estabelecidas pela Rede, dando maior respaldo e confiabilidade nos laudos emitidos pelo Lab Solos. Significa a valorização, por parte dos nossos clientes, do serviço que é prestado, sejam agricultores, cooperativas, empresas do Agro, Sindicatos, Prefeituras Municipais, Emater, demais entidades, além dos acadêmicos da Setrem, que nos honram com sua confiança e parceria. E ainda, representa o apoio que é dado pela Direção da instituição na busca constante de aperfeiçoamento na prestação de serviços à comunidade regional.

O processo de controle de qualidade é gerido pela Embrapa Trigo desde a década de 80 e consiste em procedimentos estatísticos dos resultados de todas amostras que são enviadas aos 34 laboratórios participantes do RS e SC,  a fim de averiguar os níveis de participação em 90% das amostras analisadas e 85% de exatidão dos dados. Ao final de cada ano, com base nos resultados tabulados, os laboratórios terão ou não o selo de qualidade.

 É significativo destacar que, a partir de 2023, o Laboratório de Solos da Setrem está engajado na busca da certificação da NBR ISO 17025, a qual engloba a competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração, sob coordenação da Rede Metrológica RS.

 As atividades do laboratório reiniciaram em fevereiro e se você, parceiro, busca uma análise com qualidade comprovada e que faça a diferença no seu planejamento de uso de corretivos e fertilizantes, o Lab Solos está a sua disposição!

O lab. Solos está situado no campus Setrem, prédio 10, sala 1006 e fone 3535 4600.

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo