Jus Solution incentiva a criatividade e a inovação nos estudantes de Direito

Criatividade, inovação e empreendedorismo. Estes foram os ingredientes que os estudantes do curso de Direito da Setrem precisaram reunir para solucionar problemas da área jurídica. Tudo isso em menos de 24 horas.

Assim foi o Jus Solution, o primeiro hackathon jurídico da região Noroeste do Rio Grande do Sul, promovido pela Setrem. O evento envolveu acadêmicos, professores e profissionais da área em uma maratona online, nos dias 14 e 15 de julho.

A equipe Gurias do Direito, formada pelas acadêmicas do curso de Direito da Setrem Bianca Carvalho Melo, Leticia Boelter da Silva e Luciane Belarmino, juntamente com as madrinhas, as profissionais Eduarda Sauer Veronez e Flávia Regina Lermen foi a vencedora. Elas precisaram encontrar soluções para um problema de falta de garantia na renegociação de débito em empréstimo.

“Em um primeiro momento estávamos com receio, pois para nós era algo novo e desafiador. Foi muito gratificante essa experiência com a troca de ideias, as conversas com nossas madrinhas para solucionar as situações propostas. Tiramos como aprendizado que cada obstáculo encontrado em nosso caminho é um degrau na escada da vida. Desta forma, com a conquista do 1° lugar percebemos que não há limites para sonhar, pois para realizar grandes conquistas precisamos nos desafiar”, destacam as acadêmicas.

Elas receberam uma premiação de R$ 500,00 em dinheiro, orientação e planejamento do currículo profissional, menção honrosa e certificado.

Para as madrinhas Eduarda e Flávia, “foi uma experiência única, a oportunidade de retomar um pouco da vida acadêmica e auxiliar as meninas na busca de uma solução jurídica viável para o problema. A Setrem está de parabéns pela iniciativa, tanto de trazer problemas atuais da sociedade para resolução, como por envolver alunos, professores e pessoas de fora da faculdade nesse evento. Que seja o primeiro de muitos”.

O Jus Solution ofereceu conhecimento de qualidade, diversão e networking aos acadêmicos de Direito durante o período de férias. Participaram nove equipes, totalizando mais de 40 pessoas envolvidas.

“Ele é um dos resultados da cultura promovida pela Setrem, a qual sempre incentivou a inovação e o empreendedorismo na formação do estudante. Acreditamos na teoria combinada com práticas inovadoras para promover os ideais de justiça e temos certeza que essas atividades práticas estimulam o engajamento dos acadêmicos”, afirma a coordenadora do curso de Direito, Danielli Scarantti, que ao lado dos professores João Victor Mousquer e Maria Cristina Lucion formaram a Comissão Organizadora do evento.

A Banca Avaliadora foi composta somente por profissionais externos, sem vinculação com a Instituição, entre eles Jean Pachla, representando a empresa Viacerta, Rodrigo Mallmann e Felipe Diesel, ambos profissionais com experiência no Brasil e no exterior.

O Jus Solution foi promovido pelo curso de Direito da Setrem, em parceria com a Viacerta Financiadora, com apoio do Diretório Acadêmico de Direito (DADI) e Copetti Transportes.