Integrantes do Basquete Feminino da Setrem passam a fazer parte do time do Sojão, em Santa Rosa

O projeto de levar o basquetebol, na Setrem, para além das aulas de Educação Física, iniciou em setembro de 2021, com a orientação do professor Edson Alencar Schultz Müller (Fipo), através do Clubinho de Basquete.

Tendo espaço nos Clubinhos, que são atividades extraclasse, envolvendo diferentes categorias artísticas e esportivas, as atividades relacionadas ao basquete vêm acontecendo na segunda-feira com os estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, 1º e 2º ano do Ensino Médio e, nesse ano, iniciou com os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, tendo suas atividades na segundas e quartas-feiras.

Nesse sentido, a ideia expressada pelo professor Fipo é de que o basquete ganhe mais espaço e mais estudantes participem e tomem gosto por esse esporte. E é importante destacar, nesse sentido, que, em seu pouco tempo, o projeto já começou a colher frutos.

No mês de junho, as estudantes do Ensino Médio Nicoly Glitzke Levi (1º ano), Yasmin Faoro Ellwanger e Maria Eduarda Corso Zucatto Schultz Müller (2º ano) foram selecionadas, após um teste, para integrar a Equipe Feminina de Basquetebol, categoria Sub-17, do Sojão, da cidade de Santa Rosa e, com muita honra e gratidão ao Sojão, irão disputar o campeonato estadual da categoria.

Diante desse novo desafio, as nossas esportistas compartilham:

Comecei a fazer basquete na Setrem no final do ano de 2021. O gosto por basquete não começou aí. Surgiu quando pequena. Eu jogava com meu pai e, então, ele me ensinou. Para mim, ter sido selecionada é uma oportunidade para adquirir experiências e me desafiar a dar o meu melhor. (Nicoly Glitzke Levy).

Eu inseri o basquete na minha vida após a pandemia, abriu a oportunidade e eu fui. Cada dia que eu participo mais do esporte, mais portas se abrem. Recentemente fomos chamadas para participar de treinos em Santa Rosa e logo fomos inseridas em campeonatos. Eu gosto de todos os tipos de esporte e reconheço os benefícios deles. (Yasminn Faoro Ellwanger).

Comecei a ter contato com o basquete em 2018, por influência do meu pai que sempre me incentivou a prática. Na pandemia infelizmente tive que parar, mas assim que a possibilidade de voltar a jogar surgiu, retornei as atividades. Hoje faço basquete na Setrem e com certeza não me vejo mais fora desse esporte. (Maria Eduarda Corso Zucatto Schultz Müller).

A caminhada que agora se inicia representa muito, não só para o basquete na Setrem e na Região, mas para a história das mulheres no esporte. Yasmin, Maria e Nicoly são as pioneiras dessa nova história que o basquete feminino da Setrem vem escrevendo. Elas levam um pouco da nossa instituição e de seu amor pelo esporte para a região e estado e vão escrevendo páginas memoráveis para a história desses mais de 100 anos de instituição.